menu
01 de Maio de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
01 de Maio de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

VARIEDADES Quinta-feira, 01 de Maio de 2025, 16:09 - A | A

Quinta-feira, 01 de Maio de 2025, 16h:09 - A | A

“A ‘ALÊ’

ALMT se destaca com tecnologia que aproxima cidadão do Parlamento

Gabriela Tamura, coordenadora do evento, reforçou o papel da colaboração entre instituições públicas. “

 

A assistente virtual “Alê”, usada no Instagram da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), conquistou o segundo lugar entre 15 projetos apresentados no 14º Redes WeGov, um dos principais eventos de inovação no setor público, realizado nos dias 29 e 30 de abril em Florianópolis (SC).

 

Desenvolvida pela Secretaria de Comunicação (Secom) da ALMT em 2024, a ferramenta permite automatizar o envio de informações legislativas diretamente aos cidadãos que interagem com publicações da Casa nas redes sociais. Ao comentar com uma palavra-chave — como “Pantanal” — os usuários recebem automaticamente, via mensagem direta (DM), conteúdos extras como o texto integral de um projeto de lei relacionado ao tema.

 

O gerente de Marketing da ALMT, Ricardo Sardinha, explica que a tecnologia, originalmente voltada para vendas, foi adaptada para democratizar o acesso à informação. “Qualquer cidadão que comente a palavra-chave recebe a íntegra do projeto. É uma forma rápida e eficaz de engajar e informar a população”, afirma.

 

Apresentado ao público do WeGov pelos servidores Ricardo Sardinha, Yuri Daltro, Aluá Deliberai, William Monteiro e Maria Cristina Teodoro, o projeto já contabiliza mais de mil interações desde a sua implantação.

 

Para o secretário de Comunicação da ALMT, Henrique Santos, a ferramenta fortalece a transparência e a aproximação entre o Parlamento e a sociedade. “A ‘Alê’ aumentou significativamente o engajamento com o perfil da Assembleia no Instagram. Durante o evento, representantes de instituições de vários estados procuraram nosso estande interessados em replicar a tecnologia”, destaca.

 

Além da assistente virtual da ALMT, outros 14 projetos foram selecionados para a mostra competitiva do WeGov, com temas como automações digitais, comunicação inclusiva, campanhas de saúde e incentivo à leitura. Os critérios de avaliação incluíram inovação, impacto social e criatividade.

 

Gabriela Tamura, coordenadora do evento, reforçou o papel da colaboração entre instituições públicas. “Muitas vezes, órgãos enfrentam os mesmos problemas sem saber que outros já criaram soluções. Compartilhar essas iniciativas melhora o serviço público como um todo”, afirmou.

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 

Comente esta notícia