A Feira Internacional do Turismo do Pantanal (FIT Pantanal) anunciou oficialmente sua programação na noite desta segunda-feira (28.4), durante evento no Sesc Arsenal, em Cuiabá. Com o tema “Mato Grosso, gigante de oportunidades”, a edição 2025 ocorrerá de 5 a 8 de junho, no Centro de Eventos do Pantanal, e promete movimentar o setor turístico com uma agenda ampla, diversa e estratégica, voltada à promoção de negócios, cultura e desenvolvimento sustentável.
A estrutura do evento será dividida em dois grandes eixos. A Expo Turismo vai reunir atrações voltadas para gastronomia, agricultura familiar, artesanato e comercialização de produtos turísticos. Já a Aldeia do Conhecimento oferecerá mais de 45 palestras e oficinas com foco no desenvolvimento econômico, social e sustentável, com expectativa de capacitar cerca de 3 mil pessoas ao longo dos quatro dias.
Entre as grandes novidades desta edição está a estreia do Fórum de Investimentos em Turismo, que acontecerá em 5 de junho na Fecomércio. A iniciativa reunirá prefeituras com vocação turística e empresários interessados em investir em infraestrutura, com apoio do Ministério do Turismo e da Confederação Nacional do Comércio (CNC).
Também está confirmada a realização do Encontro da Amazônia Legal de Turismo de Fronteira, que reunirá representantes dos 11 estados da região para debater políticas conjuntas de fomento ao turismo. Outro destaque será a articulação entre Acre, Rondônia e Peru para reativar a rota Pantanal-Amazônia-Andes-Pacífico, conectando os biomas por meio de um corredor econômico e cultural.
A programação paralela inclui ainda o inusitado Encontro Nacional de Ufoturismo, com a presença de estudiosos de fenômenos ufológicos e testemunhas do caso ET de Varginha.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, ressaltou que a FIT consolida-se como um marco de políticas públicas de turismo construídas ao longo de quatro décadas. “O Pantanal é único no mundo, mas precisamos divulgar também nossa culinária, nossa cultura. Turismo é economia, e Mato Grosso agora passa a integrar as ações de promoção internacional ao lado do agronegócio”, afirmou.
Durante o evento, Miranda também anunciou que duas servidoras da Secretaria Adjunta de Turismo estão a caminho da China para representar Mato Grosso na primeira feira internacional com participação direta do Estado na Ásia. Também destacou os avanços em infraestrutura e o projeto Parque Novo Mato Grosso, que deve se tornar um dos maiores centros de eventos da América do Sul.
O presidente do Sistema Fecomércio, José Wenceslau de Souza Júnior, celebrou a grandiosidade do evento e o turismo como vetor de desenvolvimento. Em 2024, a FIT atraiu mais de 65 mil visitantes, reuniu 105 artesãos, 60 estandes da agricultura familiar de 47 municípios e 24 espaços gastronômicos. A expectativa é superar esses números em 2025.
Segundo André Schelini, diretor técnico do Sebrae-MT, a entidade terá papel estratégico nesta edição, com ações como o Fan Tour com operadores internacionais e rodadas de negócios que devem gerar R$ 15 milhões em oportunidades. “Mato Grosso é um celeiro não só do agro, mas de cultura, arte e turismo sustentável”, disse.
No encerramento da solenidade, o público conheceu a mascote oficial da FIT Pantanal, apresentada em um vídeo especial.
A FIT Pantanal é realizada pelo Sistema Comércio de Mato Grosso (Fecomércio, Sesc, Senac e IPF), por meio do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), e pelo Governo de Mato Grosso, via Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), com apoio da CNC, Sebrae e Seaf.