menu
25 de Julho de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
25 de Julho de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

POLÍTICA NACIONAL Quinta-feira, 24 de Julho de 2025, 15:14 - A | A

Quinta-feira, 24 de Julho de 2025, 15h:14 - A | A

VEJA VIDEO

Haroldo Arruda desmente narrativa sobre Trump e PIX: “Mentira! É soberania nacional”

Em sua avaliação, a narrativa é falsa e tem sido explorada de forma oportunista por setores da oposição

ALISSON OLIVEIRA

 

O professor e analista político Haroldo Arruda criticou duramente as alegações de que o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estaria articulando o fim do sistema de pagamentos PIX no Brasil.

 

Em sua avaliação, a narrativa é falsa e tem sido explorada de forma oportunista por setores da oposição.

 

"Mentira! Mentira! Em momento algum, Donald Trump quer acabar com o PIX no Brasil", afirmou Haroldo. Ele explicou que o que está em curso é apenas uma investigação aberta pelo governo norte-americano por meio da Seção 301, um dispositivo que permite aos Estados Unidos apurar possíveis práticas comerciais injustas contra empresas americanas no exterior.

 

Segundo o analista, o objetivo da apuração é verificar se companhias dos EUA estão sendo prejudicadas por práticas financeiras no Brasil, mas isso não implica qualquer tentativa de interferência direta no sistema PIX, que é gerido pelo Banco Central e protegido pela soberania nacional.

 

"O PIX é gerenciado pelo Estado. O governo americano não pode interferir no PIX nacional. O que o Donald Trump está fazendo nada mais é do que observar, por meio de investigação, se não está havendo falcatrua, corrupção por parte do governo, simplesmente lesando as empresas americanas com relação ao PIX no Brasil", destacou.

 

Arruda também alertou que a distorção do caso visa alimentar desinformação. "A oposição aproveita e diz que o Trump está acabando com o PIX. Isso é mentira. Não há absolutamente nenhuma medida nesse sentido", concluiu.

 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 

A post shared by Professor Haroldo Arruda Jr (@haroldoarrudajunior)

 

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 

 

Comente esta notícia