menu
19 de Maio de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
19 de Maio de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

POLÍTICA MT Segunda-feira, 06 de Maio de 2024, 16:44 - A | A

Segunda-feira, 06 de Maio de 2024, 16h:44 - A | A

IMPACTOS DA SAFRA

Ministro visita Diamantino para avaliar crise dos caminhoneiros autônomos

Para o encontro em Diamantino, cidade estrategicamente localizada para o escoamento da safra nas rodovias BRs 163 e 364, Fávaro foi acompanhado pelo coordenador de Engenharia do DNIT em Mato Grosso, Marcelo Sortica.

 

No domingo (5), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, desembarcou em Diamantino, Mato Grosso, para avaliar de perto a situação dos caminhoneiros autônomos, que enfrentam dificuldades devido aos impactos de uma safra menor e à pressão nos preços dos fretes.

 

A visita ocorreu após Fávaro receber demandas do ex-prefeito de Diamantino, Chico Mendes, e do vereador Arnildo Gerhardt Neto, em Brasília. Mendes destacou a importância de estender medidas emergenciais aos caminhoneiros autônomos, visando evitar uma crise no setor.

 

Representante da categoria na Câmara Municipal, Arnildo Gerhardt Neto explicou que os caminhoneiros autônomos estão enfrentando dificuldades financeiras, com parcelas mensais de aproximadamente R$ 35 mil para o conjunto completo de caminhões, enquanto o faturamento gira em torno de R$ 18 mil. Essa disparidade compromete a sustentabilidade financeira dos profissionais.

 

Fávaro ressaltou que os caminhoneiros autônomos são mais afetados devido à diferenciação de frete para baixo, uma vez que não possuem uma grande frota nem realizam contratos diretos com empresas do agronegócio. Muitos já estão enfrentando a busca e apreensão de seus veículos devido à situação financeira precária.

 

Diante desse cenário preocupante, Fávaro relatou a situação ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e conversou com o ministro dos Transportes, Renan Filho, buscando construir propostas para mitigar os impactos sobre os caminhoneiros autônomos.

 

Para o encontro em Diamantino, cidade estrategicamente localizada para o escoamento da safra nas rodovias BRs 163 e 364, Fávaro foi acompanhado pelo coordenador de Engenharia do DNIT em Mato Grosso, Marcelo Sortica.

 

Após conversar com os profissionais e verificar algumas situações de caminhões apreendidos, Fávaro ressaltou a importância do setor de transporte na economia brasileira e se comprometeu a buscar soluções para a crise enfrentada pelos caminhoneiros autônomos.

 

A visita do ministro da Agricultura a Diamantino evidencia a preocupação do governo em entender e enfrentar os desafios enfrentados pelos profissionais do setor de transporte, especialmente em um momento crucial para a economia do país.

 

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.


Comente esta notícia