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POLÍTICA MT Quarta-feira, 09 de Julho de 2025, 14:08 - A | A

Quarta-feira, 09 de Julho de 2025, 14h:08 - A | A

AGROESTRADAS

Prefeito de Sorriso reforça pedido de asfalto em estradas rurais durante reunião com vice-governador

Encontro discutiu a inclusão de 59 quilômetros de vicinais no programa Agroestradas e a construção de ponte sobre o Rio Celeste

Da redação

 

O prefeito de Itanhangá, Alei Fernandes, se reuniu nesta segunda-feira (8) com o vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, para discutir investimentos em infraestrutura rural. No encontro, realizado em Cuiabá, Alei reforçou o pedido de apoio do Governo do Estado para pavimentar quatro importantes trechos de estradas vicinais por meio do programa Agroestradas.

 

Acompanhado de lideranças locais, como o ex-deputado estadual Mauro Savi e o ex-prefeito Edu Pascoski, o gestor destacou a necessidade de transformar os antigos estradões de chão batido em rodovias asfaltadas. Os trechos solicitados incluem 20 quilômetros na Vale do Verde, 25 quilômetros entre a Estrada Bedin e a Fazenda Jatobá, seis quilômetros na Estrada Camícia e oito quilômetros na MT-404.

 

Além do asfalto, o prefeito também pleiteou junto à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) a construção de uma ponte de concreto sobre o Rio Celeste, na Estrada do Pau Oco. Todos os projetos foram elaborados pelas associações de produtores das regiões e já estão protocolados no órgão estadual.

 

“A pavimentação das nossas vicinais não é apenas uma questão logística para o agronegócio, mas de dignidade para as famílias que vivem e trabalham no campo. O Agroestradas é fundamental para garantir segurança, trafegabilidade e melhorar a qualidade de vida”, ressaltou o prefeito.

 

Atualmente, o modelo de custeio do programa prevê a divisão dos investimentos entre Governo do Estado, municípios e produtores, com o Executivo estadual arcando com metade dos custos.

 

Ainda nesta quarta-feira (9), a prefeitura publicou a Lei 3.716, que autoriza o Município a receber do Estado dois importantes trechos rodoviários e a municipalizá-los para posterior concessão via pedágio social. As rodovias contempladas são a Rodovia do Morocó, com 57,43 quilômetros, e a São Luiz Gonzaga, com 43,23 quilômetros — ambas estratégicas para o escoamento da produção agrícola regional.

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