O deputado estadual Elizeu Nascimento (PL) anunciou nesta quarta-feira (7) que o senador Wellington Fagundes (PL-MT) confirmou a entrega das 41 assinaturas necessárias para a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Senado.
A medida ocorre em meio à crescente pressão de parlamentares contra supostos abusos do Supremo Tribunal Federal (STF), em especial do ministro Alexandre de Moraes.
Em vídeo divulgado por Elizeu nas redes sociais, o senador Fagundes aparece diretamente de Brasília, ainda com o plenário vazio, informando que o documento com as assinaturas seria protocolado até as 10h da manhã.
“Oi deputado Elizeu, passamos a noite aqui, já estamos ainda com o plenário vazio, mas devemos entregar agora a lista com 41 assinaturas. Ontem foi um dia muito tenso, conversamos aqui muitas e muitas horas de reunião”, relatou o senador.
Segundo Fagundes, os acordos feitos entre senadores e deputados avançaram bem e já renderam vitórias políticas importantes, embora o clima ainda seja de cautela. “Até agora foi muito bem encaminhado, vitórias para a gente, mas claro, ainda tem muito chão para a gente lutar”, pontuou.
O senador também agradeceu o apoio da população de Mato Grosso, mencionando a mobilização popular que ocorreu recentemente em praça pública no estado.
“Tudo do Mato Grosso foi fundamental, o evento que fizemos na praça pública”, disse Fagundes, destacando a importância da pressão popular para o andamento da pauta no Congresso.
A CPI pretendida tem como foco investigar possíveis excessos cometidos por membros do Judiciário, dentro do contexto de uma crise institucional que tem acirrado os ânimos entre os Poderes.