menu
07 de Agosto de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
07 de Agosto de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

BRASIL Quinta-feira, 07 de Agosto de 2025, 16:07 - A | A

Quinta-feira, 07 de Agosto de 2025, 16h:07 - A | A

"CRITÉRIOS ADMINISTRATIVOS"

Jornal demite fotógrafo autor de imagem de Moraes com gesto obsceno

Jornal afirma que desligamento de Alex Silva foi decisão administrativa, mas demissão ocorre dias após foto viralizar nas redes sociais

Da Redação

 

O jornal O Estado de S.Paulo demitiu, na quarta-feira (6), o fotógrafo Alex Silva, de 63 anos, responsável pelo registro em que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, aparece fazendo um gesto obsceno durante partida de futebol. O episódio ocorreu no jogo entre Corinthians e Palmeiras, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, no dia 30 de julho, na NeoQuímica Arena, em São Paulo.

 

A imagem flagrou Moraes exibindo o dedo do meio em resposta a xingamentos de torcedores corintianos. Foi a primeira aparição pública do ministro após ser alvo de sanções do governo dos Estados Unidos, com base na chamada Lei Magnitsky. O gesto, amplamente compartilhado nas redes sociais, gerou críticas e reacendeu o debate sobre a postura de autoridades em eventos públicos.

 

Apesar da repercussão da foto, o Estadão afirmou, em nota oficial, que a demissão de Alex Silva já estava prevista e ocorreu no contexto de uma reestruturação da editoria de Fotografia. “O encerramento do vínculo profissional com o fotógrafo já estava planejado com antecedência e faz parte de uma redução de quadros da editoria de Fotografia, seguindo critérios exclusivamente administrativos”, informou o jornal.

 

Alex Silva trabalhava há anos na cobertura de eventos esportivos e políticos e ainda não se manifestou publicamente sobre o desligamento.

 

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 

Comente esta notícia