Com o licenciamento do deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil), o também deputado Diego Guimarães (Republicanos) assumiu, nesta terça-feira (13), a presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
Botelho se afastou do cargo por motivos de saúde e para tratar de questões pessoais. O período de licença pode durar até 121 dias, mas ainda não há confirmação oficial sobre quanto tempo ele permanecerá fora das atividades parlamentares.
Considerada a comissão mais importante da Casa, a CCJR é responsável por avaliar a constitucionalidade de todos os projetos e matérias que tramitam na Assembleia. Só após o aval do grupo é que as propostas seguem para votação em plenário.
Guimarães, que até então exercia a vice-presidência da comissão, agora passa a liderar os trabalhos. A CCJR é composta por cinco deputados titulares, que têm a missão de analisar tecnicamente as proposições antes de elas avançarem nas demais etapas do processo legislativo.