Na manhã desta quinta-feira,17, a Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou a Operação Mamom, investigando crimes de agiotagem em Cuiabá. Um empresário é acusado de cobrar juros abusivos de até 20% ao mês.
A operação cumpriu um mandado de busca e apreensão na residência do suspeito, no bairro Coophamil, onde foi encontrada uma arma de fogo sem registro e documentos relacionados ao caso.
O caso que desencadeou a operação foi o de um homem que contraiu um empréstimo de R$ 2 mil, em 2019, e foi posteriormente cobrado na Justiça por R$ 90 mil.
O suspeito usava contratos de confissão de dívida e ações judiciais para pressionar as vítimas, que sofriam com o bloqueio de contas e outras medidas judiciais, prejudicando até suas atividades laborais.
A Operação Mamom investiga outras nove vítimas do esquema, que, mesmo após pagarem valores exorbitantes, continuavam sendo cobradas judicialmente.
Para denunciar casos de agiotagem, a Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon) de Cuiabá está disponível para receber queixas de segunda a sexta-feira.