A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, entre os dias 10 de junho e 14 de julho, a Operação Kamikaze no município de Alto Araguaia (a 425 km de Cuiabá), como parte da Operação Estadual Interpartes, voltada ao combate ao tráfico de drogas e à atuação de facções criminosas no estado.
A operação resultou no cumprimento de 18 ordens judiciais, entre mandados de busca e apreensão, apreensão de bens e quebra de sigilo de dados, expedidos pelas 1ª e 2ª Varas da Comarca de Alto Araguaia.
As investigações começaram após denúncias anônimas e levantamento de informações pela inteligência da Polícia Civil, indicando que residências estavam sendo usadas como pontos de venda de entorpecentes. A movimentação constante de usuários e membros de facções nos locais reforçou as suspeitas.
Um dos pontos de tráfico funcionava a menos de 50 metros da sede da delegacia, demonstrando a ousadia dos criminosos. Segundo o delegado Marcos Paulo da Silva Lara, o sucesso da operação se deu, em parte, pela estratégia de cumprimento dos mandados ao longo de vários dias, o que permitiu surpreender os alvos.
“Agregamos o fator surpresa e obtivemos um resultado expressivo. Foram apreendidos celulares, drogas e realizada uma prisão em flagrante. Dois outros indivíduos também foram conduzidos por desobediência”, disse o delegado.
Novas ações em andamento
As investigações seguem em andamento. De acordo com a Polícia Civil, novos envolvidos foram identificados, assim como outros pontos de venda. A Delegacia já planeja novas ações dentro do escopo do Programa Tolerância Zero, reforçando o enfrentamento ao tráfico e ao crime organizado na região.