Na noite desta quarta-feira (9), um homem foi preso em flagrante por atear fogo intencionalmente em um terreno urbano no município de Paranatinga, no Mato Grosso. A detenção foi realizada por uma equipe do Corpo de Bombeiros de MT (CBMMT), que já estava atuando no combate a um incêndio ocorrido nas proximidades.
De acordo com informações do CBMMT, por volta das 18h, enquanto controlavam um foco de incêndio em vegetação, os militares identificaram um novo ponto de fogo a cerca de 200 metros do local. Ao se deslocarem até a área, flagraram o suspeito iniciando as chamas em um quarteirão vizinho. Ele foi imediatamente detido e, em seguida, conduzido pela Polícia Militar à delegacia para os procedimentos legais.
Ambos os focos de incêndio foram controlados pelos bombeiros. A ação rápida e coordenada entre as forças de segurança evidencia o compromisso do Governo de Mato Grosso com a política de tolerância zero a crimes ambientais.
Período proibitivo do uso do fogo
Mato Grosso está em período de proibição do uso do fogo, conforme o Decreto nº 1.403/2025. A queima para manejo de áreas rurais está suspensa de 1º de junho a 31 de dezembro no Pantanal e de 1º de julho a 30 de novembro nos biomas Amazônia e Cerrado. Já em áreas urbanas, o uso do fogo é proibido durante todo o ano.
Além das restrições administrativas, provocar incêndios é crime ambiental. De acordo com a Lei nº 9.605/1998, quem for responsabilizado por incêndio em mata ou floresta pode pegar de dois a quatro anos de prisão, além de multa. Se o fogo colocar em risco vidas humanas ou o patrimônio de terceiros, o Código Penal prevê pena de três a seis anos, também com multa.