menu
21 de Maio de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
21 de Maio de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

JUDICIÁRIO Terça-feira, 20 de Maio de 2025, 11:30 - A | A

Terça-feira, 20 de Maio de 2025, 11h:30 - A | A

ATÍPICO

Ministros do STF acompanham ao vivo audiência das primeiras testemunhas em ação penal sobre suposto plano golpista

Em um movimento pouco comum, quatro dos cinco ministros da Primeira Turma do STF assistiram à oitiva das primeiras testemunhas na ação penal envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro

Da Redação

 

Na última audiência da ação penal que investiga o chamado “núcleo 1” da trama golpista, quatro ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) acompanharam ao vivo os depoimentos das primeiras testemunhas indicadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

 

A presença dos ministros Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux — este último por videoconferência — representou uma quebra do protocolo tradicional da Corte. Normalmente, as oitivas são conduzidas por um juiz auxiliar e os depoimentos ficam anexados aos autos para análise posterior pelos ministros. O único integrante da Turma que não compareceu foi o ministro Flávio Dino.

 

O relator do processo, ministro Alexandre de Moraes, presidiu a sessão e assumiu a condução das perguntas, fazendo uma série de advertências rigorosas aos advogados dos réus. Já Luiz Fux interveio diretamente, questionando o ex-comandante do Exército Marco Antônio Freire Gomes, uma das testemunhas ouvidas.

 

Além do empenho dos ministros, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, surpreendeu ao optar por participar pessoalmente da audiência, em vez de delegar a função a um subprocurador-geral, como é comum nas sessões das Turmas do STF.

 

O caso em análise apura o envolvimento do ex-presidente Jair Bolsonaro e outros no plano golpista identificado como “núcleo 1”, sob investigação da PGR.

 

 

Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 

Comente esta notícia