menu
11 de Agosto de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
11 de Agosto de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

CIDADES Segunda-feira, 11 de Agosto de 2025, 16:35 - A | A

Segunda-feira, 11 de Agosto de 2025, 16h:35 - A | A

MEIO AMBIENTE | VÍDEO

Veículo atropela e mata onça-parda em estrada de acesso a destino turístico em MT

Animal protegido por lei foi atingido na MT-241, que liga Nobres ao distrito de Bom Jardim; local é rota frequente de fauna silvestre

Paula Figueiredo

 

Uma onça-parda morreu após ser atropelada por um carro na manhã desta segunda-feira (11), na rodovia MT-241, entre o município de Nobres e o distrito turístico de Bom Jardim, em Mato Grosso. Imagens registradas por testemunhas mostram o impacto, que danificou a parte dianteira do veículo, imobilizando-o na pista. Os ocupantes do carro não se feriram.

 

Segundo informações coletadas no local, o felino atravessava a pista no momento em que foi atingido. A colisão foi fatal para a onça, espécie considerada protegida pela legislação ambiental brasileira.

 

Apesar da gravidade do acidente, a rodovia não precisou ser interditada. O trecho é conhecido por atravessar áreas de preservação e é frequentemente citado em relatórios do Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE) como zona de risco para atropelamentos de fauna silvestre. Espécies como antas, tamanduás, tatus e felinos costumam ser avistadas na região.

 

Risco constante e medidas de prevenção

 

Especialistas e órgãos ambientais alertam que motoristas devem redobrar a atenção em trechos sinalizados como rota de animais, principalmente nos períodos de amanhecer e anoitecer, quando a fauna está mais ativa. Apesar da presença de placas de advertência em alguns pontos da MT-241, acidentes como esse seguem sendo recorrentes.

 

O caso deve ser registrado no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que poderá avaliar os danos ambientais causados e possíveis ações de mitigação.

 

Veja o vídeo

 

 

 

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 

 

Comente esta notícia