O desembargador aposentado Rondon Bassil Dower Filho, de 75 anos, faleceu nesta segunda-feira (11), após passar mais de 20 dias internado em decorrência de um acidente de moto ocorrido no município de General Carneiro, a 560 km de Cuiabá.
O magistrado sofreu o acidente no dia 22 de julho e, dois dias depois, foi submetido a uma cirurgia para reparar fraturas na costela.
Desde então, permanecia internado, mas seu quadro clínico não evoluiu favoravelmente.
Rondon Bassil havia se aposentado recentemente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), em 5 de fevereiro deste ano, ao atingir a idade limite de 75 anos.
Sua vaga foi preenchida pelo juiz Jones Gattass Dias, promovido ao cargo de desembargador pelo critério de merecimento.
Natural de Assis (SP), nascido em 6 de fevereiro de 1950, formou-se em Direito pela tradicional Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da Universidade de São Paulo (USP), em 1978. Ingressou na magistratura mato-grossense em 1985, atuando inicialmente como juiz substituto na Comarca de Poxoréo.
Passou também pelas comarcas de Barra do Bugres e Barra do Garças antes de chegar a Cuiabá, em 1993, para assumir a Sexta Vara Cível. Em 2012, foi promovido a desembargador pelo critério de antiguidade.
O Governo de Mato Grosso lamentou a perda do magistrado por meio de nota oficial assinada pelo governador Mauro Mendes e pela primeira-dama Virginia Mendes.
“Recebemos com pesar a notícia do falecimento do desembargador Rondon Bassil, que deixou seu legado no Judiciário mato-grossense. Neste momento de dor, nos solidarizamos com os familiares e amigos, e pedimos a Deus que conforte a todos diante dessa perda irreparável”, diz o comunicado.
O velório ocorre nesta segunda-feira (11), na Capela Santa Rita, sala 01, das 8h às 16h.