Com o objetivo de promover o equilíbrio entre entretenimento e bem-estar da população, a Prefeitura de Cuiabá intensificou a campanha “Volume Legal”, conduzida pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp). A ação visitou 35 estabelecimentos, como bares, restaurantes e casas de show, orientando sobre os limites legais de emissão sonora e a importância do cumprimento da chamada Lei do Silêncio.
A campanha envolveu a atuação da Coordenação de Regulação e Fiscalização de Poluição Sonora da Sorp, que realizou vistorias-teste com sonômetros, distribuiu cartilhas educativas digitais e prestou assessoria técnica aos proprietários dos locais. Ao todo, 16 fiscais foram mobilizados.
Os trabalhos ocorreram em pontos estratégicos da cidade, como Praça Popular, Avenida do CPA, Praça da Mandioca, Avenida Jaques Brunini (região da Unic Beira Rio) e nos bairros Pedra 90, Jardim Shangri-lá, Três Barras e Grande Terceiro.
A secretária de Ordem Pública, Juliana Palhares, destacou a receptividade dos empresários e a abertura para o diálogo. “A adesão às boas práticas e à regularização foi significativa. Nosso foco é manter o entretenimento vivo, mas respeitando o sossego da comunidade”, afirmou.
Parceira da campanha, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em Mato Grosso, representada por seu presidente Daniel Paulo Maia Teixeira, também demonstrou apoio à iniciativa. “A música é parte fundamental da experiência em bares e restaurantes, mas precisa respeitar limites. A campanha foi bem recebida pelo setor”, comentou.
A campanha “Volume Legal” continua em diferentes regiões da capital. A população pode contribuir com denúncias de poluição sonora por meio do Disque-Silêncio, pelo número (65) 99341-3000, disponível de quinta a domingo, a partir das 22h.
> Click aqui e receba notícias em primeira mão.