A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) está no centro de uma polêmica, após expor alunos nus no prédio de Artes Visuais para recepcionar os calouros. Descrito como “apresentação artística”, o caso gerou debate após professores da instituição se posicionarem contra o ato.
De acordo com informações do portal Metrópoles, a exposição ocorreu no dia 8 de março como parte de um programa batizado como Acolhida Cidadã. A FURG alega que o objetivo é acolher os calouros da “melhor maneira possível” e acabar com trotes agressivos.
Em nota, a Coordenação dos Cursos de Artes Visuais afirmou ainda que a “apresentação” tinha classificação livre sob a justificativa de que não há “cenas erotizadas”. Destacou, porém, que não havia crianças no local.
– A performance ocorreu no Átrio, espaço expositivo do Prédio das Artes, e as cenas de nudez não tiveram qualquer conotação erótica e/ou sexual, simplesmente corpos nus. No momento da performance não havia a presença de crianças no local; ainda que houvesse, conforme matéria publicada em 31/05/2022 pelo Ministério da Justiça acerca da legislação vigente para espetáculos e filmes no país, a classificação indicativa, nessa situação, seria livre. O Curso de Artes Visuais incentiva as práticas artísticas em performance e não vê nenhum problema na ação realizada – disse a coordenação do curso.
As cenas foram registradas em vídeo e divulgadas nas redes sociais.
Silas Victor Ribeiro Júnior 18/03/2024
Não compreendo em qual momento os pais pararam de educar seus filhos! Uma recepção pode ser com cartazes, musical, teatral qualquer coisa mais aos modos que recebemos e aprendemos em casa, no caso de \"roupas\", vestidos e elegantes para receber novos colegas, irmãos, enfim casos assim não pode ficar por isso mesmo, acredito que os pais desses adolescentes possam refletir e conversar com seus filhos em casa e depois com um gesto nobre, se desculpa perante os novos amigos.
1 comentários