A Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou nessa quarta-feira (7), o “Dia da Cegonha Reborn” no calendário oficial da cidade. O projeto de lei foi aprovado em segunda votação e agora aguarda a sanção do prefeito Eduardo Paes (PSD-RJ).
O PL é de autoria do vereador Vitor Hugo (MDB). Ele propôs que a data seja comemorada anualmente no dia 4 de setembro.
O parlamentar justifica que “o nascimento de um bebê é um momento singular na vida de uma mulher, e não é diferente para as mamães reborn, porém, os seus filhos são enviados por cegonhas, sendo esse o nome conferido às artesãs que customizam bonecas para se parecerem com bebês reais.”
O vereador destacou ainda que os bebês reborns são utilizados também para auxiliar no tratamento psicológico em casos de lutos e traumas.
“Os bebês realistas estão ganhando cada vez mais espaço, pois tornaram-se uma febre mundial. Surpreende, ainda, o fato de que no mundo dos bebês reborn, existe até maternidade e parto. Há ainda, relatos de casos em que são utilizados como terapia por Psicólogos, para o restabelecimento de lutos e outros traumas”, diz trecho do projeto de lei.