menu
28 de Abril de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
28 de Abril de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

ARTIGOS Terça-feira, 30 de Julho de 2024, 08:29 - A | A

Terça-feira, 30 de Julho de 2024, 08h:29 - A | A

POR MARIA DOLORES DOS SANTOS

Somos mais fascinados pelas práticas da vida cristã ou pela Pessoa de Cristo?

Maria Dolores Dos Santos

 

Por Maria Dolores Dos Santos*

 

Cantamos muitas músicas e desejamos ser santos, mas a atração que sentimos pela santidade pode ser uma versão de uma tentação comum: tentar viver a vida cristã sem Cristo.

Substituir discipulado por técnica, adoração por entusiasmo emocional e comunhão por uma lista de regras ou práticas espirituais é um fato surpreendente que podemos nos tornar especialistas na vida cristã sem nos aproximarmos de Cristo.

Os de mentalidade religiosa sempre foram atraídos para essa "santidade" sem Cristo. Vemos isso nos fariseus, aqueles túmulos de homens ambulantes, pintados de branco por fora, enquanto os ossos mortos chacoalhavam por dentro (Mt 23:27). Vemos isso nos falsos mestres em Colossos, que se gabavam de “religião autocriada, ascetismo e severidade para com o corpo”, enquanto sua carne desfrutava de um banquete (Cl 2:23). E muitos de nós vemos traços disso em nós mesmos. Basta observar...

## Todas as tentativas de santidade pelos religiosos são em vão?

Quais são os principais meios para obter a santidade?

Bom, depende de qual religião você está falando. Posso falar do cristianismo, que é o que eu sigo.

Primeiro, não falamos exatamente de "virtudes". Podemos falar mais de "frutos", consequências de suas ações, mas vou deixar isso para o final.

Falando de santidade, existem dois tipos: uma é um estado de ser (já explico) e a outra é progressiva. Santo quer dizer separado do pecado. Quando você aceita Jesus como seu Senhor e Salvador, você automaticamente se torna "santo", porque no "mundo espiritual" (vamos colocar assim), já está separado do pecado, e tem sua vida eterna garantida. Por isso, você não precisa se preocupar se vai estar "em pecado" quando morrer. Você é santo por essência, porque Jesus te tornou uma nova criatura.

Mas, como falamos, existe a santidade progressiva também, que é desenvolvida ao longo do tempo. Se a santidade como "estado de ser" vale para o além, essa santidade progressiva vale para a vida aqui na terra.

Agora, uma coisa em que provavelmente você se enganou, se estiver falando de cristianismo: não conseguimos nada por nós mesmos. Não conquistamos nada. Deus é quem age em nós. Conforme permitimos que Ele faça o que quer em nossas vidas, vamos desenvolvendo, naturalmente, uma relação com Ele, e vamos nos afastando do pecado. Isso é o progresso da santidade. E as consequências disso são os frutos, as virtudes que você mencionou.

Uma pessoa com santidade religiosa não está apenas cumprindo regras ditadas por líderes religiosos. Se esses líderes não vivem a santidade, não estão em comunhão com Deus.

O profeta que tem um sonho, conte o sonho; e aquele que tem a minha palavra, fale a minha palavra com verdade. Que tem a palha com o trigo? diz o Senhor (Jr 23:28).

"O ladrão não vem senão para furtar, matar e destruir. Eu vim para que as ovelhas tenham vida e a tenham em abundância." - João 10:10.

"Seus servos cavaram outro poço no vale, e encontraram ali uma fonte de água viva." - Gênesis 26:19.

Segundo os santos, aqueles que pertencem a Deus e não ao mundo, santidade é justiça, benevolência e fé. Fé em Deus, que é o criador de toda a vida, benevolência para com o próximo, e justiça para proteger a todos e não trazer prejuízo à vida de ninguém.

Dizer que santo sem pecados é somente Jesus. Ele nos santifica todos os dias, até o dia de sermos arrebatados. É complexo falar sobre a santidade porque envolve salvação. Em um próximo texto, explicarei a diferença entre ser santo quando salvo e ter a santidade ao longo do tempo, enquanto vivemos na terra, antes de sermos arrebatados.

*Maria Dolores dos Santos é pastora protestante e residente nos EUA

 

Click aqui e receba notícias em primeira mão

 

Comente esta notícia