A China está prestes a inaugurar o primeiro hospital de inteligência artificial (IA) do mundo, o "Hospital Agente", desenvolvido pela Universidade Tsinghua, em Pequim. Com médicos robóticos capazes de atender cerca de 3 mil pacientes por dia, a instalação promete revolucionar a forma como os cuidados de saúde são oferecidos.
Segundo Liu Yang, líder da equipe responsável pelo desenvolvimento do hospital de IA, a tecnologia trará enormes benefícios tanto para os profissionais médicos quanto para os pacientes.
Estudos indicam que os agentes médicos de IA conseguem alcançar uma taxa de precisão de 93,06% em diagnósticos e tratamentos. A previsão é que a unidade esteja operacional no segundo semestre de 2024.
O hospital de IA irá oferecer serviços completos, desde diagnósticos até tratamentos e acompanhamento dos pacientes, incluindo telemedicina.
Para garantir a segurança e eficácia da tecnologia, será necessário seguir as regulamentações médicas nacionais e explorar mecanismos de colaboração entre IA e profissionais de saúde humanos.
Com uma equipe de 14 médicos e quatro enfermeiros, o "Hospital Agente" promete otimizar o processo de atendimento e economizar milhões com sua interação automatizada. Além disso, a tecnologia pode até mesmo prever a propagação e controle de doenças infecciosas em regiões específicas, contribuindo para a saúde pública como um todo.
Click aqui e receba notícias em primeira mão.