O deputado federal José Medeiros (PL-MT) usou suas redes sociais, nesta sexta-feira (18), para criticar duramente a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou mandados de busca e apreensão contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e determinou o uso de tornozeleira eletrônica.
Em tom irônico, Medeiros questionou os fundamentos que levaram às medidas. “Não foi por um sítio ligado à corrupção, não foi por rombo nos fundos de pensão dos Correios, nem por R$ 300 milhões em contas da Odebrecht”, declarou. Segundo ele, a razão que motivou a decisão de Moraes foi uma simples resposta de Bolsonaro a uma carta enviada pelo atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
“Foi isso que levou Alexandre de Moraes a adotar medidas tão extremas: uma mensagem de agradecimento de Bolsonaro a Trump. Nada além disso”, afirmou o parlamentar.
Medeiros também reforçou sua defesa ao ex-presidente, dizendo que Bolsonaro não pode ser aprisionado, nem física nem simbolicamente. “Jair Bolsonaro não cabe numa cela. Ele representa a vontade e o sentimento de milhões de brasileiros que acreditam na liberdade e nos valores democráticos”, escreveu.
As declarações de José Medeiros ocorrem em meio à intensificação do embate entre o Judiciário e lideranças da direita, em um contexto de alta tensão política. A decisão de Moraes gerou reações em diversos setores da oposição, que classificam as medidas como autoritárias e desproporcionais.
O presidente dos Estados Unidos Donald Trump, tem mantido uma relação próxima com Bolsonaro e, recentemente, enviou uma carta pública em apoio ao brasileiro, afirmando que ele é vítima de perseguição política. A carta motivou uma manifestação de agradecimento de Bolsonaro, agora apontada por críticos como o estopim para a nova ofensiva judicial contra ele.
Ver essa foto no Instagram
> Click aqui e receba notícias em primeira mão.