Em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (18), o senador Wellington Fagundes, filiado ao Partido Liberal (PL) e representante de Mato Grosso, revelou sua intenção de concorrer ao cargo de governador do estado nas eleições de 2026. Contudo, Fagundes frisou que a decisão final está sujeita à orientação da presidência nacional do partido, destacando a importância da força do PL nas eleições municipais.
Ao abordar sua possível candidatura, o senador ressaltou que, dada sua condição atual de meio de mandato como senador, e a improbabilidade de concorrer como vice-governador, a candidatura ao governo estadual se apresenta como uma opção natural.
"Eu sou um homem de partido, então a definição sempre será do partido. É claro que é natural a possibilidade de eu ser candidato a governador, porque eu não posso ser candidato a senador, e continuo no meio do mandato. Também é praticamente impossível eu deixar de ser senador para ser vice-governador. Então é natural que a candidatura seja de governador", explicou Fagundes.
Quanto às eleições municipais do próximo ano, o senador informou que a executiva estadual do Partido Liberal em Mato Grosso está empenhada em consolidar a representatividade do PL em todo o estado, visando fortalecer a legenda para as eleições de 2026.
"Nós estamos trabalhando muito para que o PL seja um grande partido em Mato Grosso. Está sobre a responsabilidade a presidência do Ananias Martins e também do José Márcio, que é o secretário-geral. Isso é uma decisão nossa do nacional, de fazer esse trabalho aqui em Mato Grosso", ressaltou.
Questionado sobre a disputa municipal em Várzea Grande, Fagundes assegurou que o PL terá um candidato próprio na cidade, manifestando apoio à possível candidatura de Flavia Moretti, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Várzea Grande.
"Todas as cidades, que possível nós teremos candidatos como os outros partidos também. Naquele que for possível ser candidato a prefeito, nós queremos candidato a prefeito ou a vice, no mínimo uma chapa forte de vereadores porque isso representa nesse momento a maior força. Se a Flávia [Moretti] for a candidata do PL, claro que terá nosso apoio", concluiu Wellington Fagundes.