A Prefeitura de Cuiabá decidiu romper o contrato com a HB20 Construtora, empresa responsável pela obra do Contorno Leste, após vir à tona seu envolvimento em um esquema de pagamento de propina que atingiu diretamente dois vereadores da capital.
O anúncio foi feito pelo prefeito Abilio Brunini (PL), que declarou o fim da parceria com a empreiteira, afirmando que não haverá aditivo de prazo nem continuidade dos serviços pela atual contratada.
A decisão acontece no rastro da Operação Perfídia, deflagrada pela Polícia Civil na semana passada, que revelou o pagamento de R$ 250 mil em propina a vereadores para aprovação de projeto de interesse da construtora.
Os alvos principais da operação foram os parlamentares Chico 2000 (PL) e Sargento Joelson (PSD), que teriam intermediado o esquema dentro da Câmara Municipal.
Desde o início de seu mandato, Abilio já vinha criticando a execução do Contorno Leste, cuja primeira etapa foi entregue de forma inacabada ainda na gestão do ex-prefeito Emanuel Pinheiro (2017–2024).
Orçada em R$ 125 milhões, a obra foi classificada pelo atual prefeito como um “serviço malfeito”, com deficiências de iluminação e sinalização.
Ao reforçar seu compromisso com a lisura na gestão pública, Abilio informou que será lançada uma nova licitação para a contratação de outra empresa que possa concluir a obra.
“A empresa não passará mais a fazer parte do serviço do município de Cuiabá”, destacou, enfatizando que a mudança é necessária diante das irregularidades expostas pela investigação.