menu
08 de Maio de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
08 de Maio de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

POLÍTICA MT Quarta-feira, 07 de Maio de 2025, 14:37 - A | A

Quarta-feira, 07 de Maio de 2025, 14h:37 - A | A

DO AGRO

Odilio Balbinotti pode disputar governo de MT pelo Novo em 2026

O convite para integrar a legenda foi feito durante encontro em Rondonópolis com o presidente estadual do Novo, Sérgio Antunes, que destacou a sintonia entre os ideais do partido e a trajetória de Balbinotti.

 

O empresário do agronegócio Odilio Balbinotti está cada vez mais próximo de oficializar sua pré-candidatura ao governo de Mato Grosso em 2026, agora sob o guarda-chuva do Partido Novo. Após um período de articulações com o Partido Liberal (PL), de Jair Bolsonaro, o nome de Balbinotti passou a ser cotado como aposta do Novo para liderar um projeto político liberal no estado.

 

O convite para integrar a legenda foi feito durante encontro em Rondonópolis com o presidente estadual do Novo, Sérgio Antunes, que destacou a sintonia entre os ideais do partido e a trajetória de Balbinotti. “Acreditamos que nomes como o de Odilio Balbinotti podem contribuir significativamente para a construção de um projeto político sólido e alinhado com os princípios do Novo”, declarou Antunes.

 

A possível chapa deve agregar outras figuras de destaque da direita, como o ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles, que é cotado para disputar uma vaga ao Senado por Mato Grosso, e o atual secretário de Obras e Serviços Públicos de Cuiabá, Reginaldo Teixeira, que pode disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa.

 

A movimentação de Balbinotti representa um realinhamento estratégico. Até então, o produtor rural buscava espaço no PL, onde pretendia disputar internamente a cabeça de chapa com o senador Wellington Fagundes. A filiação ao partido bolsonarista chegou a ser cogitada para maio, mas as negociações esfriaram. Balbinotti havia intensificado o diálogo com prefeitos alinhados ao bolsonarismo, especialmente aqueles que contaram com seu apoio financeiro ou político em eleições anteriores.

 

Caso aceite a missão pelo Novo, Balbinotti lideraria um projeto estadual robusto. A sigla planeja lançar 11 candidatos à Câmara Federal, entre eles o delegado Frederico Murta, a vice-prefeita de Cuiabá Vânia Rosa e o empresário Ednei Blasius. A movimentação mostra a tentativa do Novo de crescer além dos grandes centros urbanos e consolidar uma alternativa liberal-conservadora no interior de Mato Grosso.

 

Com a possível candidatura de Balbinotti, o cenário eleitoral de 2026 no estado começa a ganhar contornos mais definidos, especialmente entre as forças da direita, que deverão disputar palmo a palmo o apoio do eleitorado rural e urbano.

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 

Comente esta notícia