menu
28 de Abril de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
28 de Abril de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

POLÍTICA MT Quinta-feira, 13 de Março de 2025, 16:16 - A | A

Quinta-feira, 13 de Março de 2025, 16h:16 - A | A

INCLUSÃO DIGITAL

Paula Calil propõe capacitação a idosos para reduzir isolamento social e ampliar acesso a serviços públicos

Segundo o Censo 2022 do IBGE, Mato Grosso possui mais de 282 mil idosos, sendo 56.258 residentes na capital

 

A presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereadora Paula Calil (PL), apresentou nesta quinta-feira (13.03), durante sessão ordinária, seu primeiro projeto de lei: o Programa Municipal de Inclusão Digital para Idosos.


A proposta, registrada sob o número 1317/2025, tem como objetivo alfabetizar digitalmente a população idosa por meio de capacitações realizadas em parceria com instituições de ensino, projetos sociais, ONGs, empresas de tecnologia e órgãos públicos. A iniciativa busca garantir maior independência a esse público, facilitando o acesso a serviços públicos e promovendo inclusão social.
Em sua justificativa, Paula Calil destacou que a regulamentação do programa contribuirá para reduzir o isolamento social e a vulnerabilidade econômica entre os idosos, caso seja sancionada pela Prefeitura de Cuiabá.

"Sabemos que, com os avanços tecnológicos, muitos idosos acabam ficando à margem do acesso a serviços e informações, muitas vezes por falta de familiaridade com celulares, smartphones e internet. Essa exclusão digital não apenas limita a comunicação, mas também dificulta o acesso a serviços essenciais, aumentando o risco de golpes e outros crimes. Pensando nisso, propus esse projeto, que acredito ser extremamente benéfico", afirmou a parlamentar.


Segundo o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mato Grosso possui mais de 282 mil idosos, sendo 56.258 residentes na capital. Por isso, Paula Calil ressaltou a importância de políticas públicas voltadas a esse público, que contribuiu por décadas para o desenvolvimento da sociedade.


"Hoje, tive a honra de apresentar meu primeiro projeto de lei, voltado àqueles que dedicaram uma vida inteira para que nós pudéssemos estar aqui: nossos idosos. Sejam pais, avós, tios ou qualquer ente querido, todos merecem nosso respeito e atenção", concluiu.

O projeto de lei recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), com 25 votos favoráveis em plenário, e seguirá para votação nos próximos dias.

Audiência pública para motoristas de aplicativo


Ainda nesta quinta-feira, a vereadora apresentou um requerimento para a realização de uma audiência pública que discutirá a criação de pontos de apoio para motoristas de aplicativo e trabalhadores de transporte privado na capital. O pedido foi aprovado pela maioria dos parlamentares.


"São trabalhadores que fazem a diferença em nossa rotina por meio da prestação de um serviço essencial. É preciso ouvi-los atentamente, assim como a administração pública, para que possamos propor melhores condições de trabalho, respeitando a competência de cada um", explicou Paula.

Além disso, no dia 26 deste mês, será realizada uma audiência pública sobre Empreendedorismo Feminino, às 18h30, no plenário da Câmara Municipal, com a participação de autoridades e representantes da causa.

 

 

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 

Comente esta notícia