Nesta quinta-feira (3), a Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Cuiabá, deflagrou a Operação Gado Branco. A ação investiga o roubo de 90 cabeças de gado em uma fazenda da capital, ocorrido no fim de abril deste ano.
De acordo com informações da PC, no dia 29 de abril, quatro pessoas foram feitas reféns durante a ação criminosa: o proprietário da fazenda, de 69 anos, sua mãe, de 88 anos, além do caseiro e sua esposa, de 50 e 45 anos, respectivamente. Armados, os criminosos renderam as vítimas e as forçaram a realizar transferências via Pix. Em seguida, parte do rebanho foi carregada e levada do local.
A ação foi interrompida após a filha do fazendeiro conseguir acionar a Polícia Militar, que chegou à fazenda por volta das 16h50. Três suspeitos foram presos em flagrante enquanto carregavam 98 cabeças de gado, posteriormente devolvidas ao proprietário. No entanto, os criminosos já haviam deixado o local mais cedo com um carregamento anterior, levando 90 animais.
Desde então, a Derf iniciou as investigações para identificar todos os envolvidos no crime, incluindo os responsáveis pelo roubo, os intermediários e o receptador. Nesta quinta-feira, a primeira fase da Operação Gado Branco resultou na prisão de um fazendeiro de 66 anos, acusado de receptação. Em sua propriedade, foram encontrados 13 animais roubados, que foram devolvidos à vítima.
As investigações seguem em andamento para localizar os demais integrantes da quadrilha e recuperar o restante do rebanho subtraído.