Na tarde desta quinta-feira (3), quatro pessoas foram presas em flagrante em Alta Floresta, no Mato Grosso, após se passarem por agentes ligados ao Ministério da Justiça. O grupo já havia realizado visitas a órgão público da região e chegoua participar de reunião com o secretário de Finanças no gabinete do prefeito do município.
De acordo com o boletim de ocorrência, na tarde da última quarta-feira (2), quatro indivíduos compareceram ao Quartel do 9° Comando Regional da PM, identificando-se como integrantes do chamado "Conselho Federal Parlamentar", supostamente ligado ao Ministério da Justiça.
Vestindo camisetas pretas com brasões da República, portando distintivos e carteiras funcionais, os suspeitos alegavam ser Delegados e Procurador Federal. Eles ainda utilizavam uma viatura caracterizada com giroflex e sirene, semelhante aos veículos oficiais da Polícia Federal.
Diante de inconsistências nas informações apresentadas, a Agência Regional de Inteligência iniciou apuração e constatou que o "Conselho Federal Parlamentar" é, na verdade, uma entidade de direito privado, sem qualquer vínculo com a Administração Pública Federal.
Além disso, foi verificado que o grupo já havia realizado visitas à Prefeitura de Alta Floresta. Com base nos indícios de fraude e possível usurpação de função pública, equipes do 8° BPM localizaram e prenderam os suspeitos em flagrante durante uma reunião com o Secretário de Finanças, no gabinete do Prefeito de Alta Floresta, na manhã desta quinta-feira.
Os detidos, junto com os materiais apreendidos e o veículo utilizado, foram encaminhados à Delegacia de Polícia Judiciária Civil para as providências legais.