Com base em dado divulgados nesta última quarta-feira (2) pela Superintendência do Observatório de Segurança Pública, a região central de Cuiabá apresentou queda nos índices de criminalidade entre janeiro e maio de 2025: os casos de roubo caíram 26% e os de furto 9%, em comparação ao mesmo período de 2024.
Conforme os dados, foram contabilizados 349 furtos e 39 roubos em 2025, contra 382 furtos e 53 roubos em 2024. O comandante do 1º Comando Regional da Polícia Militar, coronel Paulo César da Silva, atribuiu a melhora ao trabalho integrado entre as unidades da PM, com policiamento tático, ostensivo e preventivo.
"O resultado apresentado é reflexo de uma Polícia Militar fortemente atuante em uma das maiores áreas e com grande fluxo de circulação de pessoas diariamente. A região central é um grande polo econômico da Capital. Além de ser um dos nossos cartões postais históricos que representa a identidade e a cultura da cidade. A Polícia Militar, junto dos demais órgãos de segurança, Estadual e Municipal, está sempre presente garantindo a segurança e ordem pública na região".
Como parte das ações, a Polícia Militar deflagrou a Operação Centro Seguro, com mais de 300 policiais em 63 viaturas, reforçando a vigilância na região até 5 de julho. A iniciativa faz parte do Programa Tolerância Zero, do Governo do Estado, e conta com apoio de diversas unidades especializadas e monitoramento por mais de 800 câmeras do Programa Vigia Mais MT.
O comandante-geral da PM, coronel Cláudio Fernando Tinoco, destacou os investimentos em segurança pública, como a entrega de equipamentos e a contratação de novos policiais, como fatores essenciais para a redução da criminalidade no estado.
"O governador Mauro Mendes criou o Programa Tolerância Zero para que as Forças de Segurança combatam as facções criminosas em todo o Estado. A Polícia Militar de Mato Grosso atua, de forma simultânea, nos 142 municípios, por meio dos 15 Comandos Regionais, e esse trabalho só é uma realidade devido aos importantes investimentos do Governo do Estado, como a entrega de viaturas, armamentos e equipamentos de segurança. Além da convocação de novos policiais militares. Mato Grosso vive uma realidade completamente diferente do que foi há alguns anos. Nosso Estado é exemplo de um Brasil que dá certo", declarou coronel Fernando.
A Operação Centro Seguro conta com reforço de diversas unidades especializadas da Polícia Militar, como a Cavalaria, Raio, Rotam, Bope, BPMTran, BPMPA, Força Tática e o apoio aéreo da Ciopaer, ampliando a presença ostensiva na região central de Cuiabá.