A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta quarta-feira (30), uma operação para desarticular um esquema milionário de desvio de recursos da Conta Única do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). A suspeita é de que o rombo ultrapasse R$ 20 milhões.
Segundo as investigações, o esquema envolveria advogados e servidores do Judiciário mato-grossense. Ao todo, estão sendo cumpridos 11 mandados judiciais, incluindo ordens de prisão e busca e apreensão contra três servidores do TJMT e onze advogados.
Entre os alvos está o advogado Rodrigo Marinho, conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Mato Grosso (OAB/MT). De acordo com fontes ouvidas pela reportagem, Marinho foi inicialmente convocado pelo Tribunal de Defesa das Prerrogativas (TDP) da Ordem para acompanhar diligências em endereços de advogados investigados.
No entanto, ao chegar ao ponto de concentração das ações, foi surpreendido com a informação de que ele próprio era um dos alvos da operação, sendo preso em seguida.
A apuração preliminar indica que os envolvidos utilizaram brechas operacionais para desviar valores vultosos diretamente da Conta Única do Poder Judiciário estadual. O caso segue sob investigação.
Nome da operação
"Sepulcro Caiado" é uma expressão que se refere a pessoas ou situações que aparentam ser boas, justas ou corretas por fora, mas que, por dentro, são corruptas, hipócritas ou más.
Alvos de Prisão:
. Wagner Vasconcelos de Moraes
. Melissa França Praeiro Vasconcelos de Moraes
. João Gustavo Ricci Volpato
. Luiza Rios Ricci Volpato
. Augusto Frederico Ricci Volpato
. Rodrigo Moreira Marinho
. Themis Lessa da Silva
. João Miguel da Costa Neto
. Régis Poderoso de Souza
. Mauro Ferreira Filho
. Denise Alonso
Alvos de Busca e Apreensão:
. Wagner Vasconcelos de Moraes
. Melissa França Praeiro Vasconcelos de Moraes
. Escritório de Advocacia França e Moraes
. João Gustavo Ricci Volpato
. Flávia de Oliveira Santos Volpato
. Luiza Rios Ricci Volpato
. Augusto Frederico Ricci Volpato
. Julia Maria Assis Asckar Volpato
. RV Empresa de Cobrança LTDA
. Labor Fomento Mercantil LTDA
. Rodrigo Moreira Marinho
. Themis Lessa da Silva
. João Miguel da Costa Neto
. Guilherme Porto Corral
. Mauro Ferreira Filho
. Keyyly Gonçalves Martinez
. Eva da Guia Magalhães
. Cláudia Regina Dias de Amorim Del Barco Correa
. Denise Alonso
OAB-MT se manifesta sobre a operação da PJC relativa à conta única do Judiciário
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT) acompanha desde as primeiras horas desta quarta feira (30), por meio de seu Tribunal de Defesa das Prerrogativas (TDP), a deflagração de operação policial da Polícia Judiciária Civil, que tem como objetivo apurar desvios na conta única do TJ-MT.
A OAB-MT informa ainda que irá requerer informações pormenorizadas acerca da conduta dos advogados envolvidos para que seja instaurada a devida apuração junto ao Tribunal de Ética e Disciplina (TED) e tomadas outras medidas administrativas cabíveis.
A operação foi acompanhada por membros do Tribunal de Defesa das Prerrogativas (TDP) da OAB-MT. Fazem parte da comitiva:
- Presidente do TDP, Pedro Neto
Matheus Bazzi
- José Ricardo Costa Marques Corbelino
- Patrícia Carvalho
- Matheus Guedes
- Lucas André Teles