Na manhã desta quinta-feira (24), o Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) deflagrou a segunda fase da operação “Tudo 2”, uma ação coordenada para desarticular o Comando Vermelho em Mato Grosso.
Ao todo, são cumpridas 25 ordens judiciais nas cidades de Barra do Garças, Cuiabá e Rondonópolis, focadas em integrantes e líderes da facção.
A ofensiva inclui 10 mandados de busca e apreensão e 15 ordens de quebra de sigilo. A investigação, conduzida pelo Gaeco de Barra do Garças, teve início em 2023, durante a primeira fase da operação, ocasião em que um dos investigados morreu em confronto com as autoridades..
Segundo o Ministério Público, o objetivo atual é enfraquecer o núcleo da organização responsável por crimes como homicídios, tráfico de drogas, extorsões e porte ilegal de armas. Alguns dos alvos ocupam posições de liderança dentro da estrutura criminosa.
O nome da operação faz referência a uma expressão usada pelos membros da facção: “Tudo 2”, uma gíria que significa que tudo está sob controlo e que os crimes podem seguir adiante sem impedimentos.