O presidente da Argentina, Javier Milei, e o empresário Elon Musk se reuniram nesta sexta-feira (12) na fábrica da Tesla, em Austin, Texas, para discutir interesses comerciais mútuos e possíveis colaborações em questões políticas. O encontro foi marcado por uma troca de propostas e a preparação de um grande evento em Buenos Aires.
Segundo informações da Casa Rosada, em nota oficial, o presidente argentino ofereceu colaboração a Elon Musk no contexto do conflito envolvendo a rede social ‘X’ e o e o judiciário brasileiro.
A referência ao "conflito político" indica a percepção argentina de que o embate entre Musk e o ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil, Alexandre de Moraes, tem implicações ideológicas na polarização política brasileira.
Apesar da oferta de colaboração com o Brasil, os presidentes Milei e Lula não mantêm diálogo direto, especialmente depois que o argentino, durante a campanha eleitoral, classificou Lula como "comunista e corrupto". Milei enviou sua chanceler, Diana Mondino, ao Brasil para convidar Lula para sua posse em 10 de dezembro, porém o presidente brasileiro não compareceu, aguardando um pedido de desculpas.