menu
28 de Abril de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
28 de Abril de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

JUDICIÁRIO Segunda-feira, 28 de Abril de 2025, 16:33 - A | A

Segunda-feira, 28 de Abril de 2025, 16h:33 - A | A

ENTENDA

Jovem esquizofrênico preso ilegalmente consegue internação após decisão da Justiça

João Pedro foi preso em dezembro de 2024, após uma abordagem policial violenta em que, mesmo em estado catatônico e sem ameaçar os agentes, recebeu dois disparos de arma de eletrochoque e ainda foi atingido por um tiro no cotovelo

 

 Após 115 dias de sofrimento e prisão ilegal, João Pedro Lira da Silva, diagnosticado com esquizofrenia paranoide, finalmente teve sua internação determinada pela Justiça de Mato Grosso.

 

A decisão ordenou a transferência imediata do jovem para um hospital psiquiátrico da rede particular, com custeio pelo Estado.

 

João Pedro foi preso em dezembro de 2024, após uma abordagem policial violenta em que, mesmo em estado catatônico e sem ameaçar os agentes, recebeu dois disparos de arma de eletrochoque e ainda foi atingido por um tiro no cotovelo.

 

Desde então, permaneceu no setor de triagem da Penitenciária Central do Estado, conhecido pelas condições insalubres e pela presença de doenças graves entre os detentos.

 

Mesmo com laudo oficial que atestava sua doença mental e sua inimputabilidade, o Estado demorou a cumprir a ordem de substituição da prisão por internação, alegando falta de vagas nos hospitais psiquiátricos públicos.

 

A nova decisão judicial reconheceu o grave risco à vida e à saúde de João Pedro e determinou sua imediata internação em unidade privada.

 

O advogado Haran Quintiliano, que representa João Pedro, destacou que a decisão é uma vitória importante, mas lembrou que a luta continua até que a internação seja efetivamente realizada, e que novas providências judiciais podem ser tomadas caso o Estado volte a descumprir a ordem.

 

 

 

 

Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 

Comente esta notícia