menu
18 de Julho de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
18 de Julho de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

ECONOMIA Segunda-feira, 08 de Julho de 2024, 15:33 - A | A

Segunda-feira, 08 de Julho de 2024, 15h:33 - A | A

MUDANÇAS

Extrato bancário passa por alteração: veja como identificar as novas operações

Essa mudança não só facilita a compreensão por parte dos clientes, mas também busca universalizar e descomplicar o acesso às informações financeiras

TBN

 

Com o avanço tecnológico e a busca por simplificar a vida financeira dos usuários, iniciativas importantes têm sido tomadas pelas instituições bancárias brasileiras. Uma dessas medidas, informada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), promete revolucionar a maneira como as transações são registradas nos extratos bancários. A padronização das denominações em extratos é um exemplo claro dessa inovação.

Entrando em vigor nesta segunda-feira (8), a medida inicialmente vai alterar as nomenclaturas utilizadas para operações de saque e depósito. Essa mudança não só facilita a compreensão por parte dos clientes, especialmente aqueles que gerenciam múltiplos bancos, mas também busca universalizar e descomplicar o acesso às informações financeiras.

Por que a Padronização dos Extratos É Importante?

Segundo Walter Faria, diretor-adjunto de serviços da Febraban, a diversidade de nomenclaturas que ultrapassam os 4 mil tipos pode confundir bastante o usuário. “Isso acaba criando uma barreira desnecessária entre o cliente e o entendimento de suas próprias finanças”, explica Faria. Com a universalização, essa barreira é eliminada, promovendo uma maior transparência nas operações bancárias.

Como as Mudanças Afetarão as Operações Diárias?

A partir de agora, operações como o “depósito de cheque no ATM”, que envolve a inserção de um cheque nos caixas eletrônicos, serão simplificadas para “DEP CHEQUE ATM”. Já os saques em espécie realizados através dos caixas convencionais com uso de cartão serão descritos como “SAQUE DIN CARTAO AG”. Essa nova forma de relatar as transações promete ser mais direta e fácil de entender.

Quais São as Operações e Suas Novas Nomenclaturas?

  • Depósito de Cheque no ATM: DEP CHEQUE ATM
  • Saque de Dinheiro com Cartão na Agência: SAQUE DIN CARTAO AG

Veja a lista com as novas nomenclaturas em extratos bancários

Fotos: Reprodução/g1
 

Essa modificação nos termos usados nos extratos começa a entrar em vigor nesta semana e será aplicada a todos os bancos associados. A intenção é que, futuramente, outras operações financeiras também sejam padronizadas, seguindo o mesmo critério de simplificação e clareza.

A iniciativa é vista como um passo positivo para melhorar a experiencia do usuário e ajudar na gestão financeira diária de milhões de brasileiros. Com estas mudanças, a Febraban espera não apenas melhorar a compreensão das operações bancárias, mas também incentivar um maior controle fiscal por parte dos clientes.

 
 

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.


Comente esta notícia