A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou nesta terça-feira (29.4) a “Operação Energia Limpa”, com objetivo de coibir furtos de energia elétrica. Em Rosário Oeste, um homem foi conduzido à delegacia em flagrante por furto mediante fraude após técnicos identificarem desvio ilegal de energia.
A ação contou com apoio da Rede Energisa e da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec). Peritos constataram o desvio direto de uma das fases da rede elétrica, com a intenção de reduzir o consumo registrado e o valor das faturas.
“Essa atividade clandestina é uma fraude que compromete não só o sistema de distribuição, como também a segurança da população. O trabalho conjunto com os órgãos fiscalizadores e a Energisa é imprescindível para combater esse tipo de crime”, afirmou o delegado Mauro Perassolli.
Segundo a Energisa, além do impacto econômico, o furto de energia pode causar oscilação no fornecimento, danos a equipamentos elétricos e até acidentes fatais. A empresa alerta que esse tipo de fraude representa risco à vida de moradores e animais.
Balanço estadual
Em 2025, já foram realizadas 50 operações similares em Mato Grosso. Ao todo, 27 pessoas foram levadas para delegacias e responderão criminalmente. Os crimes de furto e fraude estão previstos nos artigos 155 e 171 do Código Penal e podem resultar em penas de 1 a 5 anos de prisão.
> Click aqui e receba notícias em primeira mão.