Uma operação da Polícia Militar realizada nesta segunda-feira (16) no Complexo da Mangueirinha, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, resultou na morte de três suspeitos, entre eles um dos chefes do tráfico de drogas da região, conhecido pelo apelido de Scalp. A ação faz parte do combate ao crime organizado e ao roubo de veículos na cidade.
De acordo com a corporação, a troca de tiros começou durante a madrugada, quando policiais do 15º BPM (Duque de Caxias) faziam um patrulhamento pela Avenida Presidente Kennedy e tentaram abordar um carro que saía da comunidade. Os ocupantes do veículo reagiram a tiros, e no confronto, três suspeitos foram baleados.
Os feridos chegaram a ser socorridos para o Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes, mas não resistiram. Um dos mortos, identificado como Scalp, era apontado pela polícia como um dos líderes do tráfico local.
Com o grupo, os policiais apreenderam cinco fuzis. Já na manhã desta segunda-feira, o 15º BPM seguiu com a operação, com apoio de equipes do Comando de Operações Especiais (COE) e do Batalhão de Ações com Cães (BAC). Durante a ação, criminosos incendiaram barricadas em ruas da comunidade para tentar dificultar a entrada das forças de segurança.
Além dos armamentos recolhidos na madrugada, outros dois fuzis e duas pistolas foram apreendidos no período da manhã. Relatos de moradores nas redes sociais indicaram momentos de tensão e ruas interditadas em função dos confrontos.