menu
07 de Agosto de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
07 de Agosto de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

AGRONEGÓCIO Quarta-feira, 06 de Agosto de 2025, 09:33 - A | A

Quarta-feira, 06 de Agosto de 2025, 09h:33 - A | A

FORTALECIMENTO INSTITUCIONAL

Aprosoja MT reúne suas comissões técnicas e reforça escuta ativa aos produtores rurais

Reuniões abordaram assuntos de defesa agrícola, logística, sustentabilidade e política agrícola, destacando a importância do diálogo direto com o campo

 

Nesta terça-feira (05.08), a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) realizou mais uma rodada de reuniões das suas comissões técnicas. Com intensa participação de produtores rurais de diversas regiões do estado, os encontros tiveram como foco a troca de experiências e o debate de pautas estratégicas para o desenvolvimento do setor produtivo.

 

As atividades começaram pela manhã com as comissões de Defesa Agrícola e Logística. O vice-presidente Oeste da Aprosoja MT e vice-coordenador da Comissão de Defesa Agrícola, Gilson Antunes de Melo, destacou a importância da participação do produtor rural nesse momento de planejamento para a nova safra. “É muito importante, principalmente, agora que estamos à beira de começar um novo plantio, uma nova safra, a presença do produtor rural, porque quando ele está aqui, ele passa para a entidade as demandas, a necessidade que ele tem lá no campo, trazendo com muita clareza e com muita identidade tudo o que ele tem sofrido no seu dia a dia”, salienta.

 

Durante a reunião da Comissão de Defesa Agrícola, foram apresentados os resultados e demandas dos programas Classificador Legal, Fertilizante Certo, Semente Forte, além da Rodada Técnica e demais assuntos que interferem na produtividade das lavouras, como a perda de resistência do milho às lagartas e pautas legislativas. Em seguida, na Comissão de Logística os produtores discutiram os principais gargalos estruturais que impactam o escoamento da produção e receberam atualizações sobre as rodovias federais e estaduais, e balanças rodoviárias. 

 

Para o delegado do núcleo de Gaúcha do Norte, Rafael Frost, a reunião foi importante para debater assuntos referentes à manutenção das estradas da região, como a BR-242. “Recentemente foi federalizado o trajeto antigo, isso já é um grande passo para a manutenção da estrada, dando trafegabilidade. Na última safra a chuva castigou muito, destruiu muitas estradas. Então, com essa obra do DNIT e da Sinfra, vai melhorar bastante o tráfego, possibilitando o escoamento da safra”, aponta.

 

No período da tarde, a Comissão de Sustentabilidade tratou sobre o andamento dos projetos da entidade, especialmente o Soja Legal, além de atualizações sobre a situação do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Segundo o vice-presidente da Aprosoja MT e coordenador da comissão, Luiz Pedro Bier, o diálogo contínuo com os produtores é de grande relevância  para fortalecer a classe produtiva. “É um momento muito importante para a associação, pois é aqui que a gente define os rumos que cada comissão vai tomar, onde os produtores expressam os seus problemas, os seus anseios e o que a entidade pode fazer por cada um deles”, enfatiza.

 

O encontro foi finalizado com a Comissão de Política Agrícola, momento em que abordaram sobre a alteração da Lei do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), a Reforma Tributária, as mudanças nas demarcações de terras indígenas e o projeto de ratificação de registro de imóveis em faixa de fronteira, todos com impacto direto na segurança jurídica dos produtores rurais. O delegado do núcleo de Sapezal, Fernando Scherer, participa pela primeira vez das reuniões de comissões como delegado e ressalta a importância da troca de informações e do fortalecimento institucional.  “Gostei muito, eu acredito que a gente deve trazer mais volume de delegados junto às comissões para que a gente possa se atualizar das informações e daquilo que está acontecendo, desde o Classificador Legal, as coletas de fertilizantes e sementes, e os bioinsumos. Eu acredito que a gente fortalece a entidade, fortalece o produtor, para a gente poder também receber produtos de qualidade e com isso, no final, gerar maior produtividade no campo”, relata.

 

Com a participação ativa dos associados e a escuta constante às suas demandas, a Aprosoja MT reforça seu compromisso com o fortalecimento do agronegócio, atuando em defesa do setor através da articulação de políticas, projetos e melhorias.

 

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 

Comente esta notícia