Com 75% das obras concluídas, a Ponte Internacional da Rota Bioceânica, que ligará Porto Murtinho, em Mato Grosso do Sul, a Carmelo Peralta, no Paraguai, avança como peça estratégica na consolidação de um dos mais ambiciosos corredores logísticos da América do Sul. Prevista para ser concluída no segundo semestre de 2026, a estrutura integra a Rota Bioceânica, projeto que compreende cerca de 13 quilômetros de extensão em território brasileiro e promete transformar a geografia econômica do Centro-Oeste. Para o estado de Mato Grosso, os impactos devem ser diretos e significativos.
A principal vantagem da rota para Mato Grosso está na possibilidade de escoar a produção agrícola com maior agilidade e menor custo. A conexão com os portos do norte do Chile, no Oceano Pacífico, encurta a distância até os principais mercados da Ásia, como China, Japão e Coreia do Sul, que lideram as importações de grãos, carnes e fibras produzidas no estado.
A ponte, com 1.294 metros de extensão e 21 metros de largura, já atingiu três quartos da execução. O acesso rodoviário, com 13,1 quilômetros, está aproximadamente 17% concluído. Nesse trecho, estão sendo construídas quatro pontes intermediárias, incluindo uma com cerca de 700 metros, necessária para a travessia de uma área alagada.
A estrutura estaiada é considerada estratégica para viabilizar o Corredor Rodoviário de Capricórnio, como também é conhecida a Rota Bioceânica. O trajeto conecta os portos de Antofagasta e Iquique, no norte chileno, atravessando Paraguai e Argentina até chegar aos portos brasileiros, como o de Porto Murtinho, com possibilidade de expansão até outros terminais na costa atlântica.
Além da ponte e dos acessos, está prevista a construção de estruturas alfandegárias integradas nos dois lados da fronteira. Segundo estimativas da Receita Federal, o fluxo inicial deverá ser de 250 caminhões por dia, com potencial de crescimento à medida que a rota se consolidar como alternativa viável para o comércio internacional entre o Mercosul e a Ásia.
Rota Bioceânica
A Rota Bioceânica é um corredor rodoviário internacional de mais de 2.400 quilômetros que liga os oceanos Atlântico e Pacífico, passando por Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. O objetivo é reduzir o tempo e os custos do transporte de mercadorias entre os países do Mercosul e os mercados asiáticos.
A expectativa é de uma economia de até 30% nos custos logísticos e de até 15 dias no tempo de transporte, em comparação com a tradicional rota marítima pelo Canal do Panamá.