A secretária municipal de Saúde de Cuiabá, Lúcia Helena Sampaio, anunciou sua saída do cargo nesta quarta-feira (30), durante a abertura da 15ª Conferência Municipal de Saúde.
Com voz embargada, pausas emocionadas e um discurso marcado por agradecimentos e críticas veladas, ela afirmou que enfrentou uma estrutura desorganizada, contratos vencidos e servidores desmotivados, herdados da gestão anterior de Emanuel Pinheiro (MDB).
“Encerro minha participação na gestão com a consciência tranquila de quem fez o possível e muitas vezes o impossível para reorganizar uma rede tão complexa quanto carente”, disse Lúcia Helena, acrescentando que entrega uma secretaria mais estruturada, humana e preparada para os desafios futuros.
Ao agradecer ao prefeito Abilio Brunini (PL), que a nomeou, a gestora declarou que a experiência foi “inimaginável” e reconheceu os desafios enfrentados diante de uma pasta que, segundo ela, estava mergulhada em dívidas e enfrentava restrições fiscais severas.
Apesar da declaração de missão cumprida, sua saída ocorre em meio a forte desgaste político.
Vereadores, inclusive aliados da base de Abilio, vinham criticando sua condução da pasta desde o início da gestão, apontando falhas em resolver questões consideradas básicas, como a falta de medicamentos nas unidades de saúde.
Nos bastidores, também se queixavam da falta de diálogo e retorno às demandas encaminhadas.
A substituta de Lúcia Helena será Danielle Carmona, ex-interventora estadual na Saúde, que assume oficialmente a partir de 1° de agosto.
Ao final do discurso, Lúcia foi abraçada por Abilio, em um gesto simbólico de encerramento de um ciclo.