A Comissão de Infraestrutura Urbana e de Transportes da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) ouviu, na manhã desta terça-feira (22), o presidente da Mato Grosso Participações e Projetos (MT Par), Wener Kesley dos Santos, sobre o andamento das obras do Parque Novo Mato Grosso, em construção na região de Chapada dos Guimarães.
Com investimento estimado em R$ 900 milhões, o empreendimento é uma das maiores apostas do Governo do Estado na área de turismo, esporte e eventos. A previsão é de que o parque esteja 100% concluído até o fim de 2026. Segundo Wener Santos, os contratos com as construtoras preveem prazo médio de 14 meses para execução das frentes de trabalho.
“A parte mais demorada, que é a terraplanagem, já foi concluída. Isso nos permite avançar com mais agilidade na execução das demais estruturas. Nosso foco é entregar tudo até o final do próximo ano”, afirmou.
Apesar da grandiosidade do projeto, uma das principais preocupações dos parlamentares foi sobre o acesso ao público. O presidente da comissão, deputado Valmir Moretto (Republicanos), questionou se haveria cobrança de entrada. Segundo ele, o presidente da MT Par garantiu que não haverá taxa de acesso, apenas cobrança pelo uso de equipamentos específicos.
“Ficamos mais tranquilos com essa informação. A população vai poder usufruir do parque sem pagar entrada. Sabemos que há dificuldades com mão de obra, mas torcemos para que as empresas responsáveis consigam cumprir o cronograma”, disse Moretto.
Estrutura grandiosa e multifuncional
Inicialmente idealizado como um autódromo, o Parque Novo Mato Grosso ganhou novas dimensões e hoje contempla diversas estruturas voltadas para o esporte, cultura, lazer e turismo. Entre os destaques estão a pista de kart, já concluída, e o Espaço Show, com 60% das obras finalizadas e previsão de inauguração em novembro deste ano.
O complexo contará ainda com uma roda-gigante de 108 metros de altura, equipada com 42 cabines para até oito pessoas cada — capacidade total para 336 visitantes. A estrutura poderá ser vista da rodovia que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães.
O Espaço Show terá capacidade para receber até 80 mil pessoas em uma área de 45 mil m², voltada para eventos nacionais e internacionais. Já o autódromo ocupará 83 hectares, com pista principal de 4,6 km, áreas de autocross, arrancada, camarotes e arquibancadas.
A pista de kart profissional terá 95 mil m² de área construída e foi projetada para comportar mais de 20 traçados diferentes, com o maior circuito medindo 1.150 metros.
Entregas parciais ainda em 2025
Segundo Wener Santos, o parque está sendo executado em fases e já possui setores com níveis variados de avanço: alguns com 70%, 80% e até 90% concluídos. “Nossa meta é entregar uma parte significativa ainda este ano e concluir o restante até o final de 2026”, destacou.
O vice-presidente da comissão, deputado Júlio Campos (União), classificou a obra como “suntuosa” e perguntou se pelo menos 70% do parque estaria pronto até o prazo final. “Sim, esse é o nosso objetivo. Estamos trabalhando para entregar todo o complexo à população dentro do prazo estabelecido”, respondeu Santos.
O Parque Novo Mato Grosso, segundo o presidente da MT Par, pretende se tornar referência na América Latina e vitrine do potencial turístico de Mato Grosso.