O vereador Dilemário Alencar (União Brasil) voltou a protagonizar declarações contundentes contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na manhã desta terça-feira (27), durante entrevista concedida na Câmara de Cuiabá. Líder do prefeito Abilio Brunini (PL), Dilemário chamou Lula de "mentiroso" e acusou o presidente de tentar iludir a população com discursos eleitoreiros.
As críticas do parlamentar foram motivadas por falas recentes de Lula em visita a Mato Grosso, onde o chefe do Executivo nacional demonstrou preocupação com o alto número de empréstimos consignados, especialmente entre servidores públicos. Para Dilemário, o presidente tenta distorcer a realidade:
“O governo federal e a Prefeitura pagam sim, mesmo a longo prazo. Lula está mentindo. O que ele deveria fazer é apoiar o combate à roubalheira no INSS, e não ficar de xaveco porque a eleição está chegando”, disparou o vereador.
Segundo ele, o presidente começa a intensificar aparições públicas e discursos populistas visando as eleições de 2026. Dilemário ainda destacou que a responsabilidade pelo endividamento não deve ser usada como cortina de fumaça para "desviar o foco dos verdadeiros problemas", como a má gestão e os escândalos envolvendo órgãos federais.
As falas do vereador repercutiram entre aliados e opositores dentro da Câmara, ampliando o clima de tensão política às vésperas do período eleitoral.