Em tom de deboche, o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), comentou nesta quinta-feira (10) a decisão do presidente norte-americano Donald Trump de impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros.
Sem poupar ironias, Abilio sugeriu que a crise poderia ser solucionada com uma simples rodada de cerveja entre o presidente Lula (PT), a primeira-dama Janja e o presidente dos EUA.
“É por isso que eu digo que a melhor solução para resolver esse problema é o Lula e a Janja irem lá tomar uma cervejinha com o Trump. Porque como ele [Lula] resolveu o problema da Ucrânia com a Rússia, ele vai conseguir resolver o problema com os Estados Unidos aqui”, disse o prefeito aos jornalistas.
Ainda no mesmo tom sarcástico, Abilio elogiou a capacidade de articulação da primeira-dama e voltou a provocar Lula:
“A Janja é uma pessoa inteligente, é uma pessoa que tem capacidade de articular. E o Lula também é uma pessoa que com dois, três goles de cerveja está apto a resolver qualquer conflito”.
A fala acontece um dia após Donald Trump anunciar publicamente a aplicação do novo tarifário, com início marcado para 1º de agosto.
A medida gerou reações imediatas no Congresso Nacional e colocou pressão sobre o governo brasileiro, que busca uma saída diplomática para conter os impactos econômicos da decisão.