A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira, 14 de maio, a Operação Proteção Integral II, voltada ao combate de crimes cibernéticos que violam a dignidade sexual de crianças e adolescentes. A ação ocorre em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, com 128 mandados de busca e apreensão e oito de prisão preventiva sendo cumpridos simultaneamente.
Em Mato Grosso, quatro cidades foram alvos da operação:
-
Cuiabá: 1 mandado de busca e apreensão – resultou em 1 prisão em flagrante;
-
Primavera do Leste: 1 mandado de busca e apreensão – 1 prisão em flagrante;
-
Barra do Garças: 1 mandado de busca e apreensão;
-
Pontes e Lacerda: 1 mandado de busca e apreensão.
Ao todo, 451 policiais federais e 150 policiais civis atuaram na execução da operação em todo o país. Durante os cumprimentos dos mandados, 31 pessoas foram presas em flagrante.
A ação visa identificar, prender e responsabilizar abusadores sexuais de crianças e adolescentes, especialmente aqueles que armazenam, compartilham, produzem ou comercializam material relacionado a esses crimes. Além disso, reforça a importância da cooperação entre forças de segurança federais e estaduais.
A Proteção Integral II dá continuidade à primeira fase da operação, deflagrada em 12 de março de 2025, e faz parte de um esforço permanente da Polícia Federal. Entre janeiro e abril deste ano, a corporação já cumpriu 612 mandados de prisão de foragidos da Justiça por crimes sexuais.
A Polícia Federal também reforça o alerta aos pais e responsáveis sobre a importância da orientação e supervisão de crianças e adolescentes, tanto no ambiente virtual quanto no convívio presencial, como forma de prevenção a abusos.