A Polícia Civil de Mato Grosso recebeu nesta semana o reforço de 125 novos servidores, que já foram designados para atuarem em delegacias do interior do estado. A medida faz parte das ações integradas do Governo de MT no enfrentamento ao crime organizado e no fortalecimento da segurança pública.
Os novos profissionais sendo 28 delegados, 23 escrivães e 69 investigadores , concluíram recentemente o Curso Técnico Profissional da Acadepol (Academia da Polícia Civil) e receberam portarias de lotação para início das atividades. Cada servidor terá até 15 dias para se apresentar à unidade designada.
Além das portarias, os policiais receberam os equipamentos padrão da instituição, como uniformes, coletes balísticos, armas, munições, algemas e identidade funcional.
Distribuição estratégica no interior
O reforço do efetivo contempla diferentes regiões estratégicas do estado:
Delegados foram destinados a nove Delegacias Regionais, como Água Boa, Alta Floresta, Cáceres, Guarantã do Norte, Juína, Nova Mutum, Pontes e Lacerda, Tangará da Serra e Vila Rica.
Esses profissionais irão assumir as delegacias municipais de locais como Ribeirão Cascalheira, Colíder, Juara, Aripuanã, Confresa, São Félix do Araguaia, entre outros.
Escrivães reforçarão o atendimento em 17 delegacias, incluindo cidades como Nova Monte Verde, Nova Bandeirantes, Marcelândia, Peixoto de Azevedo, Jauru, Pontes e Lacerda, Vera e Confresa.
Investigadores atuarão em 22 municípios, como Paranaíta, Cotriguaçu, Matupá, Santa Terezinha, Vila Rica, Porto dos Gaúchos, Vila Bela da Santíssima Trindade, entre outros.
Compromisso com o interior
O diretor do Departamento de Interior da Polícia Civil, delegado Walfrido Franklim do Nascimento, conduziu o ato de designação conforme os critérios estabelecidos na Portaria nº 2025.10.410/DGPJC. Ele destacou a importância da atuação comprometida dos novos servidores nas unidades do interior. “Esse incremento representa uma maior força de trabalho nas unidades policiais e maior presença da instituição nas regiões mais afastadas, garantindo ao cidadão mato-grossense um serviço público de qualidade”.
A lotação dos novos policiais civis representa um avanço no plano de valorização e fortalecimento das forças de segurança do estado, com foco no combate às facções criminosas e no atendimento mais eficiente à população.