Assessoria | Polícia Civil-MT
A Polícia Civil intensificou as ações de enfrentamento aos crimes ambientais na região de Comodoro (a 677 km de Cuiabá), entre os dias 11 e 22 de julho. As operações, coordenadas pela Delegacia de Comodoro, resultaram em apreensões de madeira nativa transportada ilegalmente, além da prisão em flagrante de motoristas envolvidos no esquema.
Já na terça-feira (22), duas ocorrências mobilizaram as equipes após denúncias anônimas. A primeira foi registrada na zona rural do município, onde um caminhão foi flagrado transportando 29 palanques de Itaúba madeira nobre e protegida por lei sem qualquer tipo de documentação fiscal ou ambiental. O veículo, em condições precárias de segurança, foi retido e o condutor preso em flagrante.
Horas depois, uma nova denúncia levou os policiais até a entrada da Fazenda Itália, rota frequentemente usada para burlar a fiscalização. Lá, foi interceptado um caminhão Mercedes-Benz, sem placas, carregado com 11 dúzias de madeira roliça e mais 20 palanques de Itaúba. O motorista afirmou não saber o destino da carga, que também estava sem qualquer autorização legal. Ele foi detido, e o caminhão, apreendido.