menu
25 de Julho de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
25 de Julho de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

POLICIAL Sexta-feira, 18 de Julho de 2025, 11:12 - A | A

Sexta-feira, 18 de Julho de 2025, 11h:12 - A | A

TOLERÂNCIA ZERO

Mato Grosso dá exemplo ao Brasil com queda histórica de 87% nos roubos de veículos

Programa Tolerância Zero fortalece combate às facções e impulsiona segurança pública; dados mostram também redução expressiva nos furtos de veículos

Valéria Domingo


Em uma década marcada por investimentos estratégicos e ações firmes no combate à criminalidade, o estado de Mato Grosso registrou uma queda histórica de 87% nos roubos de veículos. Os dados, divulgados pelo Observatório de Segurança Pública (OBS) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), comparam os primeiros seis meses de 2015, quando foram registrados 1.948 casos, com o mesmo período de 2025, que contabilizou apenas 246 ocorrências.

 

O resultado é fruto de uma política pública integrada e rigorosa, com destaque para o programa Tolerância Zero às Facções Criminosas, lançado em novembro de 2024. A iniciativa intensificou o enfrentamento às organizações criminosas por meio de ações ostensivas, reforço no sistema penitenciário e aproximação com a sociedade.

 

Além da queda expressiva nos roubos, o índice de furto de veículos também apresentou recuo considerável. Foram 1.817 furtos nos primeiros seis meses de 2015, contra 863 no mesmo período deste ano — uma redução de 53%. Quando comparado com 2019, a queda é ainda mais significativa: 77%.

 

Para o secretário de Estado de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, os números refletem o comprometimento do Governo de Mato Grosso com a proteção dos cidadãos. "Nossos valorosos policiais, civis e militares, estão nas ruas empenhados no enfrentamento às facções criminosas. Desde 2019, o governador Mauro Mendes tem feito grandes investimentos em todas as áreas da Segurança Pública, e os índices criminais, como os cidadãos podem ver, reduzem ano a ano. Estamos mais protegidos e trabalhamos para que essa sensação de segurança se torne maior”, destacou.

 

O programa Tolerância Zero também criou o Disque Extorsão (181) - um canal de denúncias anônimas que tem sido essencial na investigação de crimes ligados às facções. A confidencialidade das informações é garantida, encorajando a população a contribuir com a segurança local.

 

Como parte das medidas de reestruturação, o Governo do Estado promoveu ainda a separação dos sistemas Prisional e Socioeducativo da Sesp, que passaram a compor a nova Secretaria de Justiça (Sejus), fortalecendo a atuação em ambas as frentes.

 

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 

Comente esta notícia