menu
28 de Maio de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
28 de Maio de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

CIDADES Terça-feira, 27 de Maio de 2025, 11:11 - A | A

Terça-feira, 27 de Maio de 2025, 11h:11 - A | A

ENTENDA

Procon-VG orienta sobre uso do cartão de crédito consignado e a cultura do endividamento

Muitos servidores e beneficiários recorrem a essa modalidade por já estarem com margens salariais comprometidas com outros empréstimos, como os consignados, que também têm desconto direto em folha

Da assessoria

 

O Cartão de Credito Consignado vem se tornando uma modalidade bastante popular, especialmente junto aos servidores públicos e aposentados/pensionistas, já que parte do débito mensal vai direto para a folha de pagamento. Mas essa pode não ser a melhor para acesso do crédito, que em muitas das vezes, é buscado como forma de contratação de empréstimo. O alerta vem do Procon de Várzea Grande.

 

Muitos servidores e beneficiários recorrem a essa modalidade por já estarem com margens salariais comprometidas com outros empréstimos, como os consignados, que também têm desconto direto em folha.

 

É com base nessas realidades e no volume de reclamações que chegam ao Procon Municipal que a coordenadora Carolina Moreira, reforça a necessidade de cuidados na contratação de dívidas. “A melhor opção é a pessoa ter o controle da situação e trabalhar com as suas possibilidades”.

 

A coordenadora cita algumas sugestões para a população não entrar em mais uma dívida, especialmente as citadas acima que são de longo prazo: até oito anos para quitar! “Precisa analisar o que estão contratando. Se é tomada de crédito ou cartão consignado, que mesmo tendo um percentual descontado em folha, tem de ser pago de forma integral, assim como qualquer outro cartão de crédito do mercado”.

 

“As dívidas precisam ser olhadas com calma para uma melhor administração da quitação desse saldo devedor. Cada um tem uma realidade financeira para conseguir solucionar e quitar as suas contas. A primeira coisa a se fazer é preciso mudar a forma de pensar, quando se trata de salário e contas, para pagar e regularizar as contas, o caminho pode ser de primeira até uma nova fonte de renda, administrar bem e evitar o ‘pagar a conta e fazer outra’, que se torna um perigoso ciclo vicioso”, reforça Carolina.

 

E completa: “O que é preciso ter saúde financeira, fazer uma educação financeira para que nossas futuras gerações, nossas crianças, tenham esse conhecimento e não se tornem um endividado compulsório no dia a dia”, salienta Carolina.

 

Carolina relata que os aposentados são os mais afetados, que buscam esse meio para tentar ajudar sua família e depois se pegam no endividamento, às vezes a pessoa precisa da mudança de vida e organização financeira. “São empréstimos irresponsáveis, porque são vendedores que não conhecem o perfil da pessoa e só pega e vai oferecendo ao cliente, porque precisa bater meta e não analisa a vida da pessoa”, pontuou.

 

SERVIÇOS DO PROCON-VG:

 

- É feita a análise de cada pessoa que busca o Procon para organizar a vida financeira por meio de uma planilha técnica.

 

- Está sendo firmado um Termo de Cooperação com a União das Faculdades Católicas de Mato Grosso (Unifacc) para ajudar à pessoa endividada por meio de educação financeira, com atendimento de psicólogo, contador e incentivo ao empreendedorismo, como forma de gerar uma nova renda.

 

- O consumidor pode vir até a sede do Procon VG, localizada no Paço Municipal, ou ainda na Subprefeitura do Cristo Rei, sempre de segunda à sexta, das 8h até às 14h.

 

- Há também um telefone de contato: o 3688-8056.

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 

 

Comente esta notícia