Lucca Aragão, de apenas 12 anos, estudante do 6º ano do Ensino Fundamental, foi aprovado no vestibular de meio de ano da Universidade Estadual do Ceará (Uece) para o curso de Matemática. O jovem fez 190 pontos na prova e conquistou a 29ª posição na ampla concorrência, competindo com candidatos de todas as idades.
A conquista não é isolada. No fim de 2023, Lucca foi o único candidato a tirar nota 10 no concorrido processo seletivo do Colégio Militar de Fortaleza, onde estuda atualmente. No mesmo ano, recebeu medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), reforçando sua afinidade com a disciplina que, segundo a família, vem de berço: seu pai, José Aragão, é professor de Matemática.
Lucca teve seu desempenho escolar acima da média reconhecido ainda na infância. Após avaliação psicológica, foi classificado como superdotado, com um QI de 136 — acima do índice de 130, que marca o início da superdotação. Desde então, os pais têm conciliado o estímulo intelectual com o cuidado com o bem-estar emocional do filho. “Ele adora estudar, mas também precisa ter tempo para brincar, jogar videogame e se divertir como qualquer criança”, afirma o pai.
Mesmo nas férias, o estudante não larga os livros. Enquanto o pai conversava com a imprensa, Lucca se preparava para uma prova de redação criativa da ChallengeUS, organização que promove bolsas de estudo e competições para jovens com alto potencial acadêmico.
A preparação já tem foco no futuro. Lucca pretende participar da Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), que reúne estudantes de mais de 100 países. Por enquanto, fará o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como treineiro. O garoto tem como inspiração o também cearense Matheus Alencar de Soares, que aos 16 anos ganhou ouro na IMO e ingressou no MIT, nos Estados Unidos.
Entre os sonhos de Lucca estão o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), que terá um campus em Fortaleza a partir de 2026, e universidades internacionais como Harvard. “Ele tem vocação para ensinar. Já o vi explicando História usando linguagem de games para facilitar a compreensão dos colegas. É um talento que une inteligência e empatia”, destaca o pai.