menu
02 de Agosto de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
02 de Agosto de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

BRASIL Sexta-feira, 01 de Agosto de 2025, 14:22 - A | A

Sexta-feira, 01 de Agosto de 2025, 14h:22 - A | A

FANTÁSTICO

Céu de SC vira espetáculo com registro de 800 meteoros em uma única noite

Chuva de meteoros Delta Aquáridas teve pico entre os dias 29 e 30 de julho e encantou observadores em Monte Castelo, no Norte de Santa Catarina

Da redação

 

 

Cerca de 800 meteoros foram registrados no céu de Monte Castelo, município no Norte de Santa Catarina, durante a madrugada gelada do dia 30 de julho. O fenômeno aconteceu durante o pico da chuva de meteoros Delta Aquáridas do Sul, um dos eventos astronômicos mais esperados do hemisfério Sul.

 

Os registros foram feitos por cinco câmeras astronômicas instaladas em pontos estratégicos da região. Segundo os especialistas responsáveis pelas imagens, a atividade foi reforçada pela presença simultânea de outra chuva de meteoros, a Alpha Capricornídeas, o que aumentou o número de ocorrências luminosas no céu.

 

A grande quantidade de meteoros chamou a atenção de cientistas e também do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que emitiu um alerta sobre a atividade. Segundo o ministério, a alta concentração de partículas pode oferecer riscos a satélites e equipamentos em órbita terrestre, especialmente durante picos como o registrado nesta semana.

 

O fenômeno, além de deslumbrar os céus catarinenses, tem valor científico. A observação dos meteoros auxilia em pesquisas sobre a composição de detritos espaciais, a proteção de equipamentos em órbita e o próprio estudo da origem do Sistema Solar.

 

A chuva Delta Aquáridas do Sul permanece ativa até o dia 23 de agosto, mas teve seu auge entre os dias 29 e 30 de julho, com uma média teórica de até 25 meteoros por hora. Observadores que estiverem em locais com pouca poluição luminosa ainda podem ter a chance de testemunhar novos registros nas próximas noites.

 

Especialistas recomendam que, para uma melhor visualização, o ideal é observar o céu voltado para as constelações de Aquário e Capricórnio, de onde costumam partir os meteoros dessa chuva.

 

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 

Comente esta notícia