menu
02 de Agosto de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
02 de Agosto de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

BRASIL Quinta-feira, 31 de Julho de 2025, 16:16 - A | A

Quinta-feira, 31 de Julho de 2025, 16h:16 - A | A

INVESTIGAÇÃO PARANORMAL

Igreja investiga imagem de santa que jorra mel há 30 anos

Segundo cientistas, o tipo do líquido é de origem desconhecida; Arquidiocese vai investigar imagem e atos de devoção

Da Redação

 

A Arquidiocese de São José do Rio Preto instituiu uma comissão especial para investigar uma imagem de Nossa Senhora de Fátima que, supostamente, verte mel, sal, azeite e vinho, segundo os próprios fiéis.


A santa foi comprada por uma moradora de Mirassol, interior de SP, e atrai visitantes de todo país há cerca de 30 anos.

O grupo formado pela Arquidiocese é composto por um teólogo, um canonista, um perito, um notário e um delegado. Segundo informações do g1 desta quinta-feira (31/7), a comissão seguirá as normas estabelecidas pela Igreja Católica para examinar o fenômeno relacionado à imagem, que é conhecida popularmente como Nossa Senhora do Mel.

A estátua foi comprada em Portugal em 1991 e, dois anos depois, começou a apresentar sinais de umidade. Ao investigar mais de perto, a fiel afirmou se tratar de mel e, segundo ela, a 'produção' do líquido se mantém ininterrupta desde 1993. Posteriormente, outras substâncias como sal e azeite também teriam surgido.

"A Comissão testemunha a lisura e a seriedade dos procedimentos requeridos pela Santa Sé. É uma atividade necessária destinada a responder a tantos que nos procuram em busca de informações acerca desses fenômenos", declarou Dom Antônio Emídio Vilar, arcebispo de Rio Preto.

O religioso explicou que a investigação abordará aspectos "científico, doutrinário e pastoral". Os trabalhos seguirão critérios estabelecidos pela Santa Sé e serão realizados sob sigilo canônico.


A comissão ficará responsável por coletar amostras dos líquidos que supostamente emanam da imagem para análise de composição. Além disso, também serão observados os atos de veneração e orações realizados pelos fiéis para verificar se estão conforme a doutrina católica.


Análises laboratoriais realizadas em 2021, encomendadas pela Igreja, indicaram que o mel produzido pela imagem não corresponde a nenhum tipo conhecido na Terra. A estátua também foi examinada na Universidade de Campinas, onde se constatou que era oca. Os estudos mostraram que a imagem não verte substâncias quando está sozinha, apenas na presença de pessoas. 

Onde está a estátua que jorra mel?

A imagem da 'Nossa Senhora do Mel' está localizada na Igreja Santa Rita de Cássia, em Mirassol (SP). Em agosto de 2024, a cantora Elba Ramalho visitou o local, onde rezou e cantou diante da imagem.

 

O mel que emana da imagem é distribuído aos fiéis para consumo. Devido ao grande número de peregrinações, a estátua passou por diversos processos de restauração ao longo dos anos.

 

A Igreja Católica ainda não emitiu um posicionamento oficial sobre a autenticidade do fenômeno. A proprietária da imagem, Lilian Aparecida Montemor, não respondeu aos questionamentos sobre a abertura da investigação.

 

 

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 

Comente esta notícia