O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Roberto Barroso, cantou na 5ª feira (22) “Garota de Ipanema”, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, ao lado do CEO do iFood, Diego Barreto.
Em vídeo publicado pela cantora Paula Lima no Instagram, os 3 aparecem dividindo o microfone no jantar beneficente na casa do empresário, em São Paulo. A plataforma é uma das partes interessadas em ação analisada pelo Supremo.
A gravação, que viralizou nas redes sociais, foi alvo de críticas.
O evento, segundo a agenda oficial do ministro, foi promovido em apoio ao Programa de Ação Afirmativa para Ingresso na Magistratura. A iniciativa é do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), do qual Barroso também é presidente, em parceria com a FGV (Fundação Getúlio Vargas) e a Universidade Zumbi dos Palmares.
STF X IFOOD
O iFood tem interesse em uma ação que tramita no Supremo sobre o reconhecimento de vínculo de emprego entre motoristas de aplicativos de transporte e empresas que administram as plataformas digitais.
O alvo da ação é a Uber, mas o tema tem repercussão geral e a tese fixada será aplicada a todos os casos semelhantes que correm na Justiça.
A empresa de delivery é uma das companhias que defende o modelo de trabalho autônomo e sem vínculo empregatício. O CEO foi pessoalmente à audiência pública abrao tema no Supremo, em dezembro de 2024.
Na ocasião, Barreto disse que a plataforma não é uma empresa de logística, mas um ecossistema de conveniência que vai além dos restaurantes, incluindo benefícios como crédito para comerciantes.
O executivo também defendeu que, embora os entregadores usem mochilas do iFood, muitos não atuam por meio do aplicativo, trabalhando diretamente com os estabelecimentos. Disse que a empresa acredita que é necessária a regulação da relação entre motoristas de carro e entregadores.
AÇÃO AFIRMATIVA PARA MAGISTRATURA
O programa foi criado em fevereiro de 2024 com a finalidade de viabilizar a preparação de pessoas negras e indígenas para concorrer a vagas em concursos públicos da magistratura brasileira.
Segundo a FGV, até julho de 2024 o programa já havia arrecadado R$ 5 milhões em doações. A instituição também informou que 13 grandes empresas e instituições nacionais haviam se comprometido com o projeto na época, entre elas, o lfood.
Também citam Febraban (Federação Brasileira de Bancos), Brasileira de Bancos), Abrainc
(Associação Brasileira deIncorporadoras Imobiliárias), ABBC (Associação Brasileira de Bancos), Ambev, FGC, Multiplan, Globo, Itaú, Telebrasil, Santander, Grupo SIMPAR e Cosan.