menu
06 de Julho de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
06 de Julho de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

POLÍTICA NACIONAL Domingo, 06 de Julho de 2025, 08:00 - A | A

Domingo, 06 de Julho de 2025, 08h:00 - A | A

CASSAÇÃO DE ZAMBELLI

Defesa de Zambelli só aceita acareação com hacker se for por videoconferência

Deputada licenciada está na Itália após ordem de prisão do STF; defesa nega ligação com Delgatti e pede depoimentos de novos nomes

Valéria Domingo


A deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) só participará da acareação com o hacker Walter Delgatti Neto se a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara autorizar a audiência por videoconferência. A defesa da parlamentar, que está na Itália após decisão do STF que determinou sua prisão, informou que não há possibilidade de retorno ao Brasil neste momento.

 

“Ela está aguardando o andamento de um processo na Itália. Ainda temos um recurso no STF, mas dependemos da decisão da CCJ. Caso precise vir ao Brasil, ela será presa”, afirmou o advogado Fábio Phelipe Garcia Pagnozzi.

 

A defesa apresentou contestação ao processo em curso na CCJ, negando qualquer envolvimento com Delgatti, acusado de ajudar a invadir o sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Os advogados defendem a acareação como forma de esclarecer divergências nas versões apresentadas.

 

Zambelli teve prisão preventiva decretada pelo ministro Alexandre de Moraes e foi condenada a dez anos de prisão por envolvimento na invasão do sistema do CNJ. A defesa argumenta que a sentença foi baseada exclusivamente no depoimento de um delator “sem credibilidade”, citado como “mentiroso compulsivo” pela Polícia Federal.

 

A equipe jurídica também pediu a convocação de outras testemunhas, como o ex-ministro da Defesa general Paulo Sérgio Nogueira, o delegado da PF Flávio Reis e o analista Felipe Monteiro. A CCJ é responsável por emitir parecer sobre a cassação de mandato, que, se aprovado, será votado no plenário da Câmara.

 

 

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 

 

Comente esta notícia